Meio Ambiente: Prosseguem os trabalhos emergenciais para limpar o óleo na região de São Sebastião

nd

ter, 07/11/2000 - 17h27 | Do Portal do Governo

Os trabalhos emergenciais para contenção e recolhimento de óleo, e limpeza das praias, na região de São Sebastião tiveram continuidade hoje (07) pela manhã. Os técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que coordenam os trabalhos emergenciais, realizaram monitoramento aéreo, constatando que
existem apenas filetes (gordura) de óleo em três pontos distintos do canal de São Sebastião. Desde o final da tarde de ontem, fortes chuvas na região favoreceram a dispersão e diluição natural do óleo.

Não foi observada mortandade de peixes. Porém, na praia de Cigarras, situada ao norte de São Sebastião, uma criação de mexilhões foi atingida pelo óleo. Foi realizada inspeção nos costões rochosos das praias de Sepetuba e Pontal da Cruz, ambos em São Sebastião, observando-se leve contaminação por óleo, que deverá ser limpo naturalmente através do batimento do mar.

Encontra-se em andamento a avaliação do impacto ambiental no manguezal na foz do Rio Juqueriquerê.

Limpeza de praias e embarcações

No centro e norte de Ilhabela, as praias atingidas pelo óleo e em processo de limpeza são as de Perequê, Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho d´água, Pequeá e Saco da Capela. Nessas praias, a contaminação ocorre por folhagens e pelotas, sendo que a limpeza está sendo realizada de forma manual. No sul de Ilhabela, as praias já foram limpas.

Em São Sebastião, nas praias de Arrastão, São Francisco, Cigarras e Enseada, estão sendo recolhidos materiais absorventes aplicados ontem (6/11). Ainda em Ilhabela e São Sebastião, foi iniciada ontem mesmo a limpeza de embarcações. Em Caraguatatuba, nenhuma praia se apresenta contaminada.

Segundo a Petrobrás, considerando-se as mais de 500 pessoas que trabalham nas operações emergenciais, até sexta-feira próxima (10/11), a operação deverá estar finalizada.