Meio Ambiente promove curso de gestão de resíduos sólidos

Curso do Projeto Lixo Mínimo objetiva capacitar agentes municipais da região de Angatuba

dom, 21/09/2008 - 10h13 | Do Portal do Governo

Capacitar agentes municipais para realizar a gestão adequada dos resíduos sólidos. Este é o objetivo do curso do Projeto Lixo Mínimo, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), que será ministrado nos próximos dias 24 e 25 de setembro, na Escola Estadual Ivens Vieira, no município de Angatuba (R. Major Pereira de Moraes, 1.228 – Centro – Angatuba). O “Lixo Mínimo” é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do governo paulista, que tem a meta de eliminar a disposição inadequada de resíduos domiciliares no Estado de São Paulo, extinguindo os lixões a céu aberto e aprimorar a gestão desses resíduos, com a redução do seu volume e estímulo à reciclagem.

O público-alvo do curso são os técnicos municipais da região responsáveis pelas áreas de limpeza urbana e de meio ambiente, envolvidos na operação de aterros e reciclagem e coleta seletiva de resíduos. Serão 50 vagas, preferencialmente para os técnicos das prefeituras da Bacia do Alto Paranapanema e, se sobrarem vagas, do Ribeira. A carga horária será de 20 horas e haverá, além de aulas expositivas, exercícios práticos e visita técnica ao aterro sanitário e unidade de reciclagem municipal de Angatuba. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail rosec@ambiente.sp.gov.br e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3133-4014, com Rose.

Na abertura do evento, no dia 24, às 8h, haverá exposições de Aruntho Savastano Neto e de José Walter Figueiredo Silva, dos Projetos Ambientais Estratégicos “Lixo Mínimo” e “Município Verde”, respectivamente. Os docentes serão Martinus Filet, Fernando Wolmer, Sílvia Romitelli e Gina Rizpah, especialistas da SMA e da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão vinculado à Secretaria.

Da Secretaria do Meio Ambiente

C.M.