Meio Ambiente: Projeto Pomar ganha prêmio ambiental internacional

Programa do Governo do Estado é realizado em parceria com 11 empresas

qua, 25/10/2000 - 13h04 | Do Portal do Governo

O Projeto Pomar / Mais Verde, Mais Vida, do Governo do Estado, realizado em parceria com a iniciativa privada, recebe no próximo dia 31 de outubro, o Prêmio Von Martius 2000 de Meio Ambiente. Este projeto foi um dos ganhadores do prêmio instituído pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Alemanha que premia anualmente empresas privadas e estatais que promovem um desenvolvimento com o devido respeito ambiental. A premiação será entregue ao secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, em cerimônia em São Paulo. Em seu primeiro ano, o Prêmio Von Martius de Meio Ambiente já alcançou grande repercussão recebendo a inscrição de 180 projetos, classificados em três categorias: Humanidade, Tecnologia e Natureza. O Projeto Pomar foi o segundo colocado nesta última categoria.
Iniciado no final de 1999, na margem esquerda do rio Pinheiros, o Projeto Pomar/ Mais Verde, Mais Vida, já totalizou o plantio de aproximadamente 200 mil mudas de árvores. Para isso, foram realizadas análises de solo, pela agência ambiental do Estado (Cetesb), para verificação das características físicas e químicas, avaliação dos níveis de compactação, além de bioensaios, entre outros trabalhos. Para execução dessa recuperação paisagística foram recrutados 480 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego do Estado – as frentes de trabalho – que participaram de cursos de jardinagem, com aulas teóricas e práticas.
Agora, em nova fase, o projeto dará inicio às atividades do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no qual estudantes aprenderão, na prática, ações voltadas à recuperação ambiental das margens do rio. Para implantação deste novo núcleo, o Pomar irá integrar ações que a Secretaria desenvolve desde 1995.
O Projeto pomar é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente em parceria com mais 11 empresas (Cavo, Cetesb, Credicard, Cosipa, Eletropaulo, Emae, EPTE, Fibra, Johnson&Johnson, Natura e Unip), com apoio do Jornal da Tarde.

Prêmio Von Martius 2000 de Meio Ambiente

Data: Terça-feira, dia 31 de outubro de 2000
Horário: Das 11h30 às14h30
Local: Clube Transatlântico – Rua José Guerra, nº 130 – São Paulo-SP