Meio Ambiente: Projeto Pomar ajuda a revitalizar paisagem paulistana

Após concluir a recuperação da margem esquerda da Marginal Pinheiros, objetivo do Governo do Estado é iniciar plantio na margem direita

ter, 30/01/2001 - 15h30 | Do Portal do Governo


Após concluir a recuperação da margem esquerda da Marginal Pinheiros, objetivo do Governo do Estado é iniciar plantio na margem direita

Revitalizar tornou-se palavra de ordem na administração Covas. A recuperação e preservação de patrimônios históricos, áreas ecológicas, Centro da Capital e também dos rios que banham a principal cidade do Estado estão entre as principais metas do Governo Estadual. O Projeto Pomar, criado em parceria pela Secretaria do Meio Ambiente e o Jornal da Tarde, acaba de completar um ano e comemora o primeiro aniversário com os olhos voltados para a revitalização da paisagem paulistana.
A iniciativa surgiu com a necessidade de recuperar as margens do Rio Pinheiros. Um estudo envolvendo os Institutos de Botânica, Florestal, Geológico, a Fundação Florestal e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) possibilitou a elaboração de um projeto consistente, baseado no plantio de mudas resistentes às condições climáticas e de solo do local. Esse é o grande diferencial que possibilitou o sucesso do projeto, pois outros governos já tinham tentado plantar nas margens desse rio, mas a escolha aleatória das plantas e da forma de plantio acabava por inviabilizar os programas.
Após o lançamento do projeto piloto, o Governo do Estado buscou outras parcerias com empresas privadas, que ficaram responsáveis pela recuperação de determinados trechos da Marginal. Um ano depois, a margem esquerda do Rio Pinheiros (sentido Santo Amaro) já está toda revitalizada, com catorze quilômetros inteiramente plantados.
Agora, o Governo Estadual começa a buscar novo apoio da iniciativa privada para iniciar o plantio na margem direita da Marginal Pinheiros (sentido Cebolão). Posteriormente, a idéia pode ser estendida para a revitalização da Marginal Tietê.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, as empresas parceiras utilizam mão-de-obra das Frentes de Trabalho do Governo Estadual, seguem o projeto de plantio desenvolvido pelos órgãos ambientais estaduais e usam a própria água do Rio Pinheiros na irrigação das mudas. Essa água é tratada pelo sistema de flotação, o mesmo processo que está recuperando o lago do parque do Ibirapuera.
Cerca de 500 pessoas que participam das Frentes de Trabalho receberam certificados de profissionalização após passarem por treinamento nas áreas de plantio, com cursos de jardinagem. Algumas, inclusive, já saíram empregadas após o desenvolvimento do trabalho na margem esquerda do Rio Pinheiros.

Rogério Vaquero