Meio Ambiente: Proibida a queima da palha da cana em regiões do Estado

Baixa umidade do ar levou a proibição

ter, 08/08/2006 - 15h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente está suspendendo as autorizações para queima da cana a partir das 18 horas de desta terça-feira, 8/8, nas regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos, em razão dos baixos índices de umidade relativa do ar. As autorizações para as queimas controladas voltarão a vigorar quando o monitoramento das condições climáticas indicarem que os níveis de umidade relativa superam os 25%.

De acordo com o Artigo 14, do Decreto n.º 47.700, de 11 de março de 2003, a suspensão parcial ou total da queima da palha de cana pode ser determinada após constatados e comprovados risco de vida humana, danos ambientais ou condições meteorológicas desfavoráveis”.

A suspensão dos planos de queima aprovados pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN) foi determinado pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente. A relação completa dois municípios atingidos está disponível no item sobre queima de palha de cana no site www.ambiente.sp.gov.br

  
Da Secretaria de Meio Ambiente