Meio Ambiente: Polícia Ambiental apreende 437 aves em Tapiraí

Proprietário foi multado em R$ 139 mil

qui, 25/05/2006 - 16h21 | Do Portal do Governo

A manutenção de 437 aves silvestres, dos quais sete se encontravam mortas, custou a Ivanildo Ramos de Aguiar uma multa de R$ 139.300,00, aplicada pela Polícia Militar Ambiental. O caso foi decorrência de uma denúncia anônima, que levou a Força Tática do 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, no dia 18 de maio passado, à Rua Júlio de Mesquita Filho, no Bairro Nova Esperança, em Tapiraí.

No local, os policiais constataram a existência das aves, sem a devida licença ambiental, mantidas em más condições, sem água e sem comida. Diante dos fatos, os policiais se deslocaram ao fórum da Comarca de Piedade, onde foi expedido um mandado de busca e apreensão domiciliar.

Dessa maneira, foram apreendidos 432 pixoxós, dos quais sete mortas, um canário-da-terra, dois bicos-de-pimenta e dois fifis verdadeiros. Foram apreendidos ainda, uma espingarda de pressão, uma gaiola de arame, oito gaiolas de madeiras, uma batedeira, nove viveiros de madeira, um viveiro de arame e onze gaiolas de transporte de madeira.

Os policiais efetuaram o Boletim de Ocorrência e encaminharam o proprietário das aves ao Distrito Policial, onde o delegado Darly Maria Miola Kluppel também elaborou um Boletim de Ocorrência. As aves foram examinados pelo zootecnista Artur Ivanoff, que elaborou o laudo técnico autorizando a soltura das aves na região.

Da Secretaria do Meio Ambiente