Meio Ambiente: Peixes maiores serão removidos do lago do Horto Florestal amanhã

Técnicos da Cetesb constataram que mortandade foi provocada pelo baixo índice de oxigenação da água

ter, 23/01/2007 - 19h08 | Do Portal do Governo

A mortandade de peixes em um dos lagos do Parque Alberto Leofgren (o Horto Florestal da capital), constatada desde o último sábado (20/01), é provocada pelo baixo índice de oxigenação da água, que chegou a 0.4 miligramas por litro em alguns pontos, quando o mínimo necessário para a vida aquática é de 3.0 de ml/litro de OD (Oxigênio Dissolvido). A constatação foi feita pela equipe do Setor de Hidrobiologia e Comunidades Aquáticas da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, que esteve no local para coletar amostra da água e de peixes.

O problema é resultado de uma série de fatores, que incluem o aumento descontrolado da população aquática no lago, que tem pouca profundidade, assim como as alterações bruscas de temperatura. Mas podem ser agravados também pelo lançamento clandestino de esgoto nos córregos da região ou por problemas de extravasamento na rede coletora e nas galerias de águas pluviais.

Para solucionar o problema, estão sendo adotadas medidas emergenciais, que incluem a remoção dos peixes maiores e a instalação de mais 5 bombas de ar, além da que já está em funcionamento. Segundo o coordenador da Região Metropolitana da Divisão de Parques do Instituto Florestal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Wladmir Arraes de Almeida, a SABESP também foi acionada para tomar as providências necessárias e para autorizar a transferência dos peixes para o reservatório Paiva Castro, localizado em Mairiporã.

A transferência será feita a partir de quarta-feira (24/01), com o acompanhamento do Instituto de Pesca, da Secretaria da Agricultura, e a utilização de três caminhões, adaptados para fazer o manejo das tilápias e outras espécies que atingiram tamanhos incompatíveis com as dimensões do lago. Antes disso, está sendo providenciada autorização do IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente para a captura e transporte dos peixes.

Da Secretaria do Meio Ambiente

C.M.