Meio Ambiente: Palestra alerta sobre os perigos da dengue

Evento faz parte das atividades da semana do Dia “D” Nacional de Combate à Dengue

qua, 15/11/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente – SMA e a Cetesb estarão realizando, nesta quinta-feira (16/11), duas palestras sobre a dengue, como parte das atividades da semana do Dia “D” Nacional de Combate à Dengue, que é no dia 18 de novembro.

As palestras desta quinta-feira serão realizadas às 11h, na sede do Projeto Pomar e, às 13h, no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da CETESB e da SMA em São Paulo, e serão dirigidas aos bolsistas da Frente de Trabalho e a todos os funcionários interessados.

A palestrante no Projeto Pomar será a funcionária do Departamento de Análises Ambientais – EA – da Cetesb, Mara Eliza Pereira Salvador, e no Anfiteatro Augusto Ruschi, a gerente do EA, Maria Inês Zanoli Sato.

A dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti infectado. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A dengue está se expandindo rapidamente e há grande preocupação de que nos próximos anos a transmissão aumente por todas as áreas tropicais do mundo, se medidas eficientes não forem tomadas para a contenção das epidemias.

No Estado de São Paulo, ocorreram em 2002, cerca de 42 mil casos da doença, dos quais 31 de dengue hemorrágica, com 5 óbitos. Graças à intensa mobilização das autoridades e da população, em 2003 esse número foi reduzido para pouco mais de 20 mil, dos quais 752 na capital.

Atualmente, há 490 municípios no Estado infestados com o Aedes aegypti, sendo que em 166 houve transmissão da doença, ou seja, os mosquitos estão infectados pelo vírus.

Leia também:

Governador lança campanha estadual contra o mosquito da dengue

Da Secretaria do Meio Ambiente