Meio Ambiente: Oficina reúne representantes da comunidade para discutir a implantação do Parque Tizo

Parque foi criado em março último, com área de 1,5 milhão de m2

qua, 24/05/2006 - 13h53 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, por intermédio do Departamento de Projetos da Paisagem, realizou no último dia 17 de maio uma oficina para discutir e encaminhar propostas para a área da Fazenda Tizo, onde será implantado um novo parque urbano. A oficina reuniu cerca de 90 pessoas entre voluntários, representantes de entidades sociais que atuam na região, profissionais ligados a área ambiental e representantes das prefeituras de São Paulo, Osasco, Cotia e Taboão da Serra que, junto o Município de Embu, têm parte de seus territórios dentro da área do parque.

Os participantes foram divididos em grupos de oito pessoas, sob a coordenação da voluntária e arquiteta Patrícia Akinaga, para falar sobre os seus hábitos de lazer, os dias, horários e a freqüência com que realizam visitas a parques, os atrativos que buscam e outras questões. “Essas informações estão sendo organizadas e no dia 1º de junho, às 19 horas, estaremos no mesmo local para dar um retorno à população sobre os resultados da oficina e iniciar a montagem de um plano diretor, ou um plano de manejo para o parque”, explicou Ana Lúcia de Faria Burjato, arquiteta do Departamento de Projeto da Paisagem – DPP, órgão da SMA que organizou a reunião.

O Parque Urbano para a Conservação Ambiental e Lazer na Fazenda Tizo foi criado em 27 de março último pelo Decreto Estadual 50.597, com área de 1,5 milhão de m2, dos quais cerca de 300 mil m2 que já se encontram degradados serão ocupados para a instalação de infra-estrutura administrativa e de lazer. Assim, será possível preservar remanescentes de Mata Atlântica em bom estado de conservação, com espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção e de significativa importância para a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.

Burjato informou que existe grande interesse da população por quadras poliesportivas e pistas de “skates” e “bikes”. “Como não dispomos de muito espaço, fizemos um acordo de gestão compartilhada com a Vila Olímpica, situada em terreno contíguo ao parque e pertencente à Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, onde as atividades esportivas que o parque não comportar poderão ser realizadas”, informou.

A exemplo do que já ocorre no Parque Villa-Lobos, também administrado pela SMA, o novo parque vai contar, também, comum conselho de orientação, composto por representantes do Estado, prefeituras e comunidade.

Cris Olivette

Da Secretaria do Meio Ambiente