Meio Ambiente: Nomeada nova diretora-executiva da Fundação Florestal

A presidência volta a ser ocupada por Paulo Nogueira-Neto

qua, 24/05/2006 - 12h52 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo designou Maria Cecília Wey de Brito para a função de diretora-executiva da Fundação Florestal, em complementação ao mandato de Antonia Pereira de Avila Vio, cuja exoneração foi publicada na mesma data. Já a presidência volta a ser ocupada por Paulo Nogueira-Neto, que foi reconduzido à função por mais quatro anos, a contar de 8 de março.

Ambos os nomes foram escolhidos a partir de listas tríplices enviadas ao Governador, após votação pelo Conselho Curador da Fundação Florestal no dia 10 de maio. Na última segunda-feira (22), a nova diretora-executiva reuniu-se com funcionários e estagiários da sede e das unidades descentralizadas da Fundação Florestal, para apresentar as principais metas da sua gestão.

Currículos

Maria Cecília Wey de Brito é engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP e mestre em Ciência Ambiental, também pela USP. Entre 24/7/2003 e 8/5/2006, foi diretora geral do Instituto Florestal. Também foi coordenadora da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (2000 a 2003) e, atualmente, coordena o Programa de Preservação da Mata Atlântica (PPMA).

Paulo Nogueira-Neto formou-se inicialmente pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e depois em História Natural na USP, onde também obteve o doutorado em Ciências e foi professor titular da cadeira de Ecologia (1972 a 1988), tendo recebido no ano passado o prêmio Professor Emérito 2005 – Troféu Guerreiro da Educação. Entre 1974 e 1986, dirigiu e coordenou a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA), do Governo Federal. Chefiou várias delegações oficiais brasileiras, recebendo a Ordem de Rio Branco e ocupando a vice-presidência do Programa “Man and Biosphere” – MAB,da UNESCO (1981, 1983). Ex-presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), atualmente ele preside a Associação de Defesa do Meio Ambiente (ADEMA) e é presidente emérito da WWF – Brasil.

Fuzaro é reeleito para representar o CONSEMA no Conselho Curador da Fundação Florestal

O atual diretor de Controle de Poluição Ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, João Fuzaro, foi reeleito para representar o Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA no Conselho Curador da Fundação Florestal. Fuzaro, que ocupou o assento no Conselho nos últimos quatro anos, foi reeleito – para igual período – , durante a 223ª Reunião Ordinária do Plenário do CONSEMA, realizada hoje (23/05), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo.

Os outros conselheiros curadores da Fundação Florestal são João Batista Baitello, representando o Instituto Florestal, Priscilla Balotta de Oliveira, representante do Governo do Estado, Eduardo Pires Castanho Filho, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, e Joaldir Reynaldo Machado, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento.

O presidente da Fundação Florestal, Dr. Paulo Nogueira-Neto, também participa das reuniões Conselho Curador, mas sem direito a voto, O Conselho Curador da Fundação Florestal foi criado junto com a Lei de Criação da instituição, em 1986. Entre outras competências, cabe ao Conselho deliberar sobre as diretrizes gerais de atuação e o orçamento da instituição, além dos programas anuais e plurianuais de investimentos, e aprovar o relatório anual de atividades.

  Da Secretaria do Meio Ambiente