Meio Ambiente: Museu Geológico: uma opção de educação ambiental e cultura

nd

seg, 13/11/2000 - 17h16 | Do Portal do Governo

O Museu Geológico ‘Valdemar Lefreve’, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, localizado no Parque da Água Branca, é um centro de referência em geociências e educação ambiental no estado de São Paulo.
O seu acervo é composto por coleções de minerais, rochas, fósseis e peças históricas referentes à Comissão Geográfica e Geológica do Estado de S. Paulo, que existiu entre 1886 e 1931, e originou diversas instituições de pesquisa como os institutos Geológico, Florestal e Botânico.
Os visitantes terão acesso às amostras de rochas do substrato (solo) paulista, fósseis de dinossauros brasileiros, de morcego e de preguiça gigante, além de dentes de mastodontes.
Além do acervo, o museu organiza oficinas de educação ambiental, direcionadas para grupos, como estudantes do primeiro grau até universitários. O trabalho é desenvolvido dentro de uma idéia de valorização do meio físico no contexto ambiental, através dos sentidos, como tocar, cheirar e descobrir o sabor dos minerais, buscando assim, um equilíbrio entre a natureza e o homem.
Por causa da localização privilegiada do museu, o visitante poderá desfrutar também de um passeio pelo Parque da Água Branca. O endereço do museu é Av. Francisco Matarazo, 455, bairro da Água Branca, com funcionamento de terça a domingo, das 09 às 17 horas.
A entrada é franca.
Informações pelo telefone (011) 3673.6797.