Meio Ambiente: Livro sobre a região da Mantiqueira será lançado quinta-feira

Objetivo da obra é subsidiar tomadores de decisão, agentes técnicos e formadores de opinião na perspectiva do desenvolvimento

ter, 19/09/2006 - 17h55 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA lança na quinta-feira (21/09),  o livro “Mantiqueira – O Castelo das Águas”, publicação que desvela uma região dotada de ricos atributos hidrológicos, ambientais e culturais, mas que poderá ser descaracterizada caso o seu desenvolvimento não ocorra de forma planejada e compatível com a conservação da natureza e com a melhoria da qualidade de vida da população.

Com esta finalidade foram criadas as Áreas de Proteção Ambiental de Campos do Jordão e Sapucaí-Mirim, que cobrem integralmente os territórios dos municípios de Campos do Jordão, São bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. Os estudos técnicos visando a elaboração do plano de manejo e do respectivo zoneamento ecológico-econômico destas unidades de conservação, estão sendo concluídos com a participação de técnicos e representantes da região.

A publicação é um dos resultados destes estudos. Foi escrito com o objetivo de subsidiar tomadores de decisão, agentes técnicos e formadores de opinião na perspectiva do desenvolvimento sustentável, tendo em vista a convivência do novo com o tradicional, a harmonia entre os empreendimentos modernos e as atividades artesanais, o equilíbrio entre o rural e o urbano, o estímulo ao turismo ecológico e, sobretudo, a melhoria das condições de vida e trabalho das populações mais pobres da Mantiqueira. É dirigido também, ao público em geral com o propósito de despertar a consciência social sobre a necessidade de conservar as preciosidades ambientais encravadas nas escarpas da Mantiqueira.

O livro, editado por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, foi elaborado com base em fontes oficiais, bibliografia e pesquisa de campo. Apresenta quadros, ilustrações, dados socioeconômicos, estatísticas populacionais, entrevistas, relatos e imagens com a intenção de tornar sua leitura agradável, mas sem perder de vista a necessária seriedade técnica.

Oportunamente, o conteúdo original do livro “Mantiqueira – O Castelo das Águas”, estará à disposição dos interessados no site www.ambiente.sp.gov.br, além de poder ser consultado na Biblioteca da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, à Av. Professor Frederico Herman Jr., 345, Alto de Pinheiros, em São Paulo, bem como no Centro de Referências de Educação Ambiental da SMA, localizado no Parque da Água Branca, no bairro de Perdizes, também na capital. 

Serviço

Lançamento do livro sobre a Serra da Mantiqueira

Data: 21/09

Horário: 18h

Local: Consulado Britânico situado à Rua Ferreira de Araújo, nº 741, 4º andar, Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Da secretaria do Meio Ambiente

C.M.