Meio Ambiente: Livro enfatiza os conhecimentos práticos do professor na educação ambiental

Lançamento será no próximo dia 19 de maio

qua, 17/05/2006 - 17h03 | Do Portal do Governo

Os profissionais que atuam no campo da educação ambiental contam, agora, com mais uma ferramenta que vai subsidiar a sua formação. Trata-se do livro “Os Conhecimentos Práticos dos Professores: (Re)abrindo Caminhos para a Educação Ambiental na Escola”, da bióloga Taciana Neto Leme, que vai ser lançado no próximo dia 19 de maio, às 16 horas, no Centro de Referência em Educação Ambiental – CREA, localizado no Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca), na Avenida Francisco Matarazzo, 455, em São Paulo.

O evento está sendo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, por intermédio do Departamento de Educação Ambiental, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, que instalou o Centro de Referência em Educação Ambiental para promover eventos e atividades dirigidos a educadores, além de manter um acervo com mais de 11 mil títulos bibliográficos e cerca de mil vídeos e DVDs.

O livro

Taciana Neto Leme, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, é especialista em educação ambiental e educação a distância. Entre outras atividades, lecionou em escolas de ensino médio, coordenou o Centro de Educação Ambiental na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo, dirigiu o Núcleo Internacional de Educação e Gestão Ambiental (NIEGA), atuando no programa “International Training for Environmental Leaderchip – ITEL”, uma parceria entre o Brasil e Canadá. Atualmente, coordena as ações de formação e capacitação de gestores públicos e representantes da sociedade civil, em programa vinculado ao Fundo Nacional do Meio Ambiente.

O livro foi publicado pela Editora Annablume e trabalha a idéia de caminho, tendo como protagonistas os professores, com seus conhecimentos práticos decorrentes de sua atuação profissional. Taciana analisa a educação ambiental como um caminho em construção, abrindo um campo diversificado de práticas e discursos resultantes de um processo histórico, passando pela compreensão particular dos indivíduos sobre o papel da educação na sociedade e o meio ambiente.

A publicação, em sua parte final, aponta novos caminhos a partir de considerações a respeito da formação de professores e políticas públicas para a educação ambiental no ensino formal.

Da Secretaria do Meio Ambiente