Meio Ambiente: José Goldemberg anuncia criação de conselhos comunitários para gestão de parques

nd

ter, 11/06/2002 - 13h02 | Do Portal do Governo

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, disse que estão sendo estudados meios para estimular a participação da sociedade na gestão de unidades de conservação. O anúncio foi feito durante a solenidade de encerramento do II Curso ‘Sustentabilidade e Fortalecimento das Entidades Ambientalistas’, realizado na última semana em São Paulo.

O curso organizado pelo Programa de Apoio às Organizações Não-Governamentais (ONGs) contou com a participação de 53 ambientalistas, representantes de 35 entidades. Segundo Goldemberg, os conselhos comunitários exercerão atividades nos municípios que abrigam parques e áreas de preservação administrados pela Secretaria do Meio Ambiente. ‘Os conselhos serão integrados por representantes dos diversos setores da sociedade, entre eles as ONGs da região, com a atribuição de complementar as ações da secretaria na fiscalização e administração das unidades de conservação’, avaliou o secretário.

O secretário recebeu dos participantes do curso um documento com onze propostas para fortalecer as pequenas entidades ambientalistas do Estado, que solicitam, entre outras solicitações, apoio para a publicação de estudos e a realização de oficinas de capacitação, além de parcerias para o desenvolvimento de projetos envolvendo as ONGs e a secretaria.

Cris Olivette
Da Secretaria do Meio Ambiente