Meio Ambiente: Jardim Botânico de São Paulo é contemplado por projeto itinerante

Estudantes participam do projeto 'Jardim Botânico vai à escola'

ter, 07/02/2006 - 18h16 | Do Portal do Governo

O Jardim Botânico de São Paulo, administrado pelo Instituto de Botânica, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, foi contemplado no segundo semestre de 2005, através da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, com o projeto “Jardim Botânico vai à escola”, com coordenação da Pesquisadora Tânia Maria Cerati, da área de Educação Ambiental.

O principal objetivo do projeto é estabelecer um processo educativo com a comunidade escolar por meio de ações de educação ambiental, de forma a divulgar o papel dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade sócio-ambiental. Trata-se, ainda, de um projeto itinerante, tendo como linhas principais o enfoque participativo, o reconhecimento do saber local, a interdisciplinaridade e a flexibilidade para adaptações regionais.

Para participar do projeto, foi selecionada a Escola Estadual “Valentim Gentil”, de ensino fundamental (Ciclo I), que funciona nos períodos da manhã e da tarde, possui 29 professores e totaliza 900 alunos, estando situada próxima ao Jardim Botânico de São Paulo, na Água Funda.

Através de visitas monitoradas ao Jardim Botânico de São Paulo, os alunos receberam informações sobre a vegetação e o meio ambiente. Para a realização de subprojetos, os professores receberam curso de capacitação, com palestras e oficinas, além de material didático de apoio para que pudessem desenvolver o projeto com seus alunos.

De acordo com a bióloga Rosmari Lazarini, contratada para trabalhar no projeto, “as crianças passaram a ver o meio ambiente com outro olhar, os professores se sentiram muito satisfeitos como o projeto e acham que ele deve continuar”.

Desta forma, segundo Rosmari, para dar continuidade ao projeto em 2006, seria interessante buscar parcerias com a iniciativa privada para a participação de outra escola do entorno. Os interessados podem contatar a instituição, pelo telefone 5073-6300, ramais 229 e 252.

Secretaria do Meio Ambiente