Meio Ambiente: Instituto Florestal oferece 370 vagas em todo o Estado

As inscrições serão feitas entre os dias 6 e 19

qui, 06/04/2006 - 19h55 | Do Portal do Governo

O Instituto Florestal abre concurso público para preenchimento de 370 vagas (250 para trabalhadores braçais e 120 para vigias) em vários parques espalhados pelo Estado de São Paulo. As inscrições serão feitas entre os dias 6 e 19. Para ambos os cargos, o salário mensal inicial é de R$ 510 para 40 horas semanais, em escala de turno, que poderá ocorrer em feriados e fins de semana. O instituto, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, é responsável pela administração das unidades paulistas de conservação (parques e áreas verdes). O candidato deve ser maior de 18 anos e estar em dia com as obrigações militares (se for do sexo masculino), com a Justiça Eleitoral e a Receita Federal. É necessário, também, possuir certificado ou declaração que comprove ter cursado, no mínimo, até a quarta série do ensino fundamental, apresentar atestado de antecedentes criminais e ter aptidão física e mental para o exercício do cargo.

As tarefas desempenhadas pelos trabalhadores braçais abrangem acondicionamento, transporte, carga e descarga de volumes e materiais; abertura e manutenção de valas, picadas e construção de cercas; remoção de detritos, desobstrução de galerias; serviços de capina e roçadas manuais; e atividades de preparação de terra, plantio, colheita e irrigação de culturas florestais. Os vigias respondem pela proteção e vigilância fixa e móvel das áreas administradas pelo Instituto Florestal; por registrar e comunicar ocorrências como invasões, infrações e danos causados nos parques fiscalizados. Devem orientar os usuários sobre prevenção de acidentes e incêndios.

Provas – O concurso constará de prova objetiva, com questões de múltipla escolha, sendo 10 de Português, 10 de Matemática e 20 sobre Conhecimentos Específicos. As provas serão realizadas nos municípios de Apiaí, Assis, Avaré, Bananal, Bauru, Campos do Jordão, Cananéia, Cubatão, Cunha, Itapetininga, Itararé, Manduri, Mogi-Guaçu, Peruíbe, Porto Ferreira, Registro, Rio Claro, São Luís do Paraitinga, São Miguel Arcanjo, São Paulo, São Sebastião, São Simão, Teodoro Sampaio e Ubatuba.

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

C.A.