Meio Ambiente: Governo do Estado lança Campanha ‘Verão Limpo 2001’ no litoral paulista

Aviso de Pauta - Sábado, dia 20

sex, 19/01/2001 - 15h14 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lança neste sábado, dia 20, em Maresias, Litoral Norte, a Campanha “Verão Limpo 2001”. O lançamento, marcado para às 11 horas, será feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli e o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião. É a décima terceiro edição da campanha realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Na praça principal de Maresias serão armadas duas tendas, de 100 metros quadrados cada, onde serão promovidas várias atividades educativas, como jogos interativos ambientais (SOS Lixo, Acertos e Erros), oficinas de arte, teatro e uma biblioteca com todos os cadernos ambientais editados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, destinados à rede de ensino.

A Cetesb levará à praia, como atração educativa, um laboratório móvel, para demonstrações de como são feitas as análises de qualidade de água das praias. A Polícia Florestal também apresentará uma exposição, com animais empalhados, espécies em extinção. A Comgás, parceira da campanha deste ano, apresentará seu programa Energia Limpa.

Programação:

Após Maresias, nos dias 20 e 21, a tenda percorrerá as seguintes praias:
Dias 27 e 28 na praia do Curral, em Ilhabela;
Dias 3 e 4 de fevereiro na praia da Enseada, em Guarujá;
Dias 10 e 11 na praia do Gonzaga, em Santos;
Dias 17 e 18 no Boqueirão, em Ilha Comprida;
Dias 24 e 25, no Boqueirão, em Praia Grande.

Além dessas cidades, mais nove municípios( Ubatuba, Caraguatatuba, Bertioga, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia e Iguape estarão participando da campanha em parceria com a administração municipal. O secretário Ricardo Tripoli, visitará os prefeitos das nove cidades e pedirá apoio para distribuir os kits com material de campanha.

Os banhistas poderão se divertir na tenda com os jogos, atividades como pintura para o público infantil e teatro que estará apresentando a peça ‘Ecoclown’, onde as questões ambientais são discutidas de maneira divertida.

Há também o jogo de cartas ‘SOS Lixo’, em que cada carta existe uma mensagem educativa. Outra brincadeira é o jogo de ‘Acerto e Erros’ no qual o jogador escolhe, entre três alternativas, qual a resposta certa a uma determinada pergunta sobre meio ambiente. Este jogo é elétrico e construído a partir do reaproveitamento de materiais. O público interessado em leitura terá um kit completo de publicações sobre temas ambientais.