Meio Ambiente: Galpão, em Salesópolis, terá equipamentos e espaço para reciclagem de resíduo sólido

Com estrutura metálica pré-moldada, o galpão terá área de 246 m²

sex, 12/05/2006 - 14h51 | Do Portal do Governo

Os catadores de materiais recicláveis que trabalham na Estância Turística de Salesópolis, na região do Alto Tietê, vão ganhar um espaço para armazenagem e processamento dos produtos coletados. O espaço, denominado Galpão de Armazenamento de Materiais Recicláveis, vai ser inaugurado no próximo dia 19 de maio pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, como parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável que vem sendo realizado com recursos da compensação ambiental das obras do Sistema Produtor Alto Tietê – Barragens de Biritiba-Mirim, Paraitinga e Taiaçupeba, de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE.

O plano, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Planejamento Ambiental Aplicado da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, contempla ações que envolvem obras, aquisição de bens, equipamentos e cursos voltados ao ecoturismo, agricultura sustentável e soluções para a coleta e disposição adequada de resíduos sólidos. Sua implantação inclui a reutilização e a reciclagem como forma de redução da quantidade de resíduos encaminhada ao aterro sanitário; geração de emprego e renda para cooperativas de catadores, oferecendo condições de trabalho mais dignas e estimulando atividades econômicas que valorizam o patrimônio histórico, cultural e natural dos municípios de Salesópolis e Paraitinga, além de promover a proteção e preservação dos recursos naturais.

Com estrutura metálica pré-moldada, o galpão terá área de 246 m² sendo equipado com mesa de separação de resíduos, espaço para armazenagem e prensagem dos materiais separados e depósito para fardos, além de copa, sanitários e escritório. A aquisição dos equipamentos conta com recursos do Programa Nacional de Meio Ambiente – PNMA II, que vem priorizando investimentos em agricultura sustentável e em coleta e reciclagem de resíduos sólidos nos municípios de Biritiba-Mirim, Salesópolis, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos, localizados na região do Alto Tietê. As ações desse programa têm reflexos, ainda, na organização e capacitação dos catadores estimulado a formação de cooperativas e oferecendo apoio para a implementação da coleta seletiva.