Meio Ambiente firma compromisso de restaurar 300 mil hectares até 2020

Estado aderiu à Iniciativa 20×20 no Global Landscape Forum, em Paris; trabalho será feito por meio do Programa Nascentes e outras iniciativas

ter, 08/12/2015 - 11h21 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo aderiu à Iniciativa 20×20, firmando o compromisso de promover a restauração de 300 mil hectares até 2020 por meio do Programa Nascentes e outras iniciativas estaduais de restauração ecológica. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (7) no Global Landscape Forum, em Paris, pela secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias. 

A 20×20 pretende chegar em 2020 com mais de 20 milhões de hectares de florestas em processo de restauração na América Latina e no Caribe. Ao aderir à Iniciativa, o Estado tem acesso facilitado a fundos de fomento para restauração que apoiem esta iniciativa.

“Os desafios das mudanças climáticas e ambientais que vivemos nos demandam ações concretas e ambiciosas para assegurar o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a proteção da vida humana digna”, disse a secretária.

O Programa Nascentes foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em março deste ano, com o objetivo de colocar em restauração 20 mil hectares de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga de mananciais até o final de 2020, mobilizando investimentos públicos e privados.

Além disso, estima-se que o Estado tenha mais 220 mil hectares de áreas de preservação permanente que precisarão ser restauradas nas propriedades rurais, conforme avança a regularização ambiental através do Cadastro Ambiental Rural.

Do Portal do Governo do Estado