Meio Ambiente: Estado e Município criam Comitê Gestor para a Guarapiranga

Secretaria do Meio Ambiente quer congelamento das ocupações no entorno da Guarapiranga

qua, 17/01/2007 - 19h00 | Do Portal do Governo

Conter o adensamento e evitar novas ocupações são as prioridades da Secretaria de Estado do Meio Ambiente nas áreas do entorno da represa do Guarapiranga. A determinação do secretário Xico Graziano foi anunciada na reunião realizada nesta quarta-feira (17/01) na sede da Prefeitura de São Paulo, em que estiveram presentes também os secretários municipais do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge; da Habitação, Orlando de Almeida; e de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; além de Clóvis Carvalho, secretário de Governo da Prefeitura. Outras prioridades traçadas incluem a limpeza dos afluentes e da própria represa, assim como o remanejamento das famílias que se encontram em áreas de risco.

Na reunião, foi decidido que o planejamento das ações estabelecidas em conjunto pelo Estado e o município de São Paulo ficará a cargo de um Comitê Gestor que deverá ser formalizado até o início de março, quando serão apresentadas as propostas para a Gestão Integrada e Descentralizada do manancial, que abastece mais de 3,5 milhões de pessoas. A iniciativa, que visa preservar o manancial e garantir o fornecimento de água de qualidade, além de reduzir os custos para o seu tratamento, será desenvolvida inicialmente na região da Guarapiranga, mas deverá servir de modelo para os outros mananciais da Região Metropolitana, como é o caso da Billings e da Cantareira.

Os pressupostos para a gestão integrada envolvem ações de Habitação, com a remoção da população das áreas de 1ª Categoria – as mais próximas das margens da represa ou consideradas de preservação permanente, assim como sua realocação, e ações de Fiscalização Integradas, com o uso intensivo de tecnologia e infra-estrutura de comunicação, que permitam otimizar as ações conjuntas da Polícia Militar e dos fiscais da área ambiental, com a Guarda Metropolitana e a Polícia Civil. Incluem também o fomento de atividades econômicas sustentáveis, melhorias urbanas e o incremento de áreas públicas protegidas, que estimulem as atividades de lazer e turismo e despertem a consciência e o interesse pela necessidade de preservação da área.

As ações serão descentralizadas e ficarão a cargo das Sub-Prefeituras de Parelheiros, M’Boi Mirim e Capela do Socorro, com o suporte, apoio e a infra-estrutura necessária dos outros órgãos envolvidos, garantindo a proximidade com a população afetada mais diretamente.

Para o secretário Xico Graziano, o envolvimento da população é um dos principais instrumentos para o sucesso do projeto. Por isso, além das ações emergenciais que devem ser implementadas de imediato, ele aponta a necessidade de mudanças culturais nas diferentes áreas da administração pública que lidam com a questão. Segundo Graziano, o grande diferencial da ação proposta é que o meio ambiente passa a ser prioridade em todos os setores que têm interface com o problema.

A visão foi reforçada pelo secretário de governo do Município, Clóvis Carvalho. Segundo ele, a preservação das fontes de abastecimento e a manutenção da qualidade da água têm que estar entre as prioridades do governo estadual e municipal, assim como da própria população.

Segundo Eduardo Jorge, do Verde e do Meio Ambiente, atualmente a Sabesp gasta 10 vezes mais no tratamento da água retirada da Guarapiranga do que em 1997. Ele destacou que esse custo é repassado a todos os consumidores, além de comprometer boa parte dos recursos que poderiam servir para ampliar os serviços de saneamento em todo o Estado.Para dar continuidade às propostas e definir as ações que devem ter início em março, foi agendada nova reunião no próximo dia 23/01, com a participação dos subprefeitos e representantes de outros órgãos que deverão participar da gestão integrada da Guarapiranga. Antes disso, na próxima sexta-feira (19/01), Xico Graziano deve receber as propostas elaboradas pelas ONGs que atuam na região do manancial e que o secretário pretende ter como parceiras nas ações de conscientização e educação da população local.

Eli Serenza

Da Secretaria do Meio Ambiente