Meio Ambiente: Estado de São Paulo participa de reunião sobre licenciamento ambiental dos postos de

Encontro acontece nesta quarta-feira, dia 29, em Brasília

qua, 29/11/2000 - 10h26 | Do Portal do Governo

O secretário-adjunto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) de São Paulo, Paulo Ferreira, participa nesta quarta-feira, dia 29, em Brasília, da votação da proposta de resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) sobre o licenciamento ambiental dos postos de gasolina. Se for aprovada, a resolução deverá contribuir para a diminuição dos casos de vazamentos nos postos, que vêm aumentando significativamente nos últimos anos. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) atendeu 398 ocorrências emergenciais envolvendo vazamentos em postos de gasolina, desde 1984.

‘A votação da resolução do CONAMA pode ser considerada como fruto direto das intensas discussões técnicas iniciadas e desenvolvidas na Cetesb há muitos anos, em função das preocupações com os danos ao meio ambiente e a própria segurança da população, por causa dos riscos de incêndios e explosões envolvidos nessas ocorrências de vazamento’, lembra o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli. Ele explica ainda que, no caso da Região Metropolitana de São Paulo, o risco sempre é maior, por envolver locais densamente povoados.

Segundo a Cetesb, há cerca de oito mil postos de abastecimento no Estado de São Paulo, sendo aproximadamente dois mil somente na Região Metropolitana. De acordo com informações da Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais da agência, o número de vazamentos tem aumentado. Em 1997, foram registrados 33 casos; em 1998, foram 69; em 1999, foram 67 e neste ano já foram 49 ocorrências até o início de novembro. Os vazamentos nos postos têm sido responsáveis por 10% de todas as emergências ambientais atendidas pela Cetesb, só perdendo para os acidentes envolvendo o transporte rodoviário de cargas perigosas.