Meio Ambiente: Efeito estufa e camada de ozônio são temas de exposição da Estação Ciência

Mostra apresenta os elementos componentes da matéria viva que habita o planeta e os problemas causados pelo seu desequilíbrio

ter, 06/02/2007 - 9h37 | Do Portal do Governo

Amostras de rochas e fósseis, modelos, instalações, animações, vídeos, painéis e fotos da exposição O planeta Terra e a preservação ambiental da Estação Ciência da USP exibem de forma lúdica e interativa os mais diversos aspectos do nosso planeta, como a sua formação, os fenômenos naturais e o relacionamento entre o homem e a Terra. Uma grande maquete destaca a região metropolitana de São Paulo, para abordar as intervenções humanas no ambiente natural e as conseqüências dessas ações.

Além da diversidade temática e de abrir possibilidades de aprofundamento e reflexão sobre o assunto, a exposição surpreende o visitante pela beleza e contraste de cores. O diferencial da mostra, patrocinada pela Petrobras, é que ela permite ao público fazer a relação entre os conceitos científicos e os fenômenos naturais com o seu cotidiano e com as ações humanas sobre a natureza. Assim, teorias e temas abstratos do planeta Terra ficam mais compreensíveis por virem acompanhados de fatos e objetos concretos vivenciados por todos nós.

A exposição apresenta os elementos componentes da matéria viva que habita o planeta e os problemas causados pelo seu desequilíbrio, como o efeito estufa, o buraco na camada de ozônio e a poluição das águas. O destaque dos materiais naturais são os minérios, em especial o petróleo, que é a matéria-prima básica de extensa lista de produtos e uma das principais fontes de energia do planeta. As alterações na paisagem da Terra ocorridas ao longo do tempo e provocadas por agentes erosivos são exemplificados no ciclo das rochas.

Homem X meio ambiente 

As exposições iniciam as comemorações, no Brasil, do Ano Internacional do Planeta Terra, patrocinadas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Ciências Geológicas. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância do entendimento de nosso planeta, sua sustentabilidade e a relação do homem com o meio ambiente. Este ano, serão debatidos os dez temas prioritários: Águas subterrâneas, recursos naturais e energia, solos, clima, desastres naturais, (mega)cidades, oceanos, vida, geomedicina (saúde), geologia da crosta e núcleo terrestre.

Lançamento de balão

Durante a abertura da mostra na noite de aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, um imenso balão sobrevoou a Estação Ciência. Mais de 300 pessoas assistiram ao lançamento, entre elas o presidente do Comitê de Gerenciamento do Ano Internacional do Planeta Terra, Eduardo de Mulder, que veio da Inglaterra especialmente para o evento, e o diretor do Departamento de Popularização da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira.

O interesse do público pela temática tem aumentado desde o recente deslizamento de terra ocorrido na obra do Metrô em São Paulo até os fenômenos erosivos que levam à desertificação e que contribuem para o aquecimento global. Acontecimentos como esses podem ser mais bem compreendidos nessas exposições.

SERVIÇO

Estação Ciência: Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – São Paulo

A exposição é permanente e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas; aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas

Escolas e grupos com mais de 15 pessoas precisam agendar visita pelos telefones (11) 3672-5364 e (11) 3675-6889

Adultos e crianças acima de seis anos pagam R$ 2. Pessoas acima de 60 anos, alunos e docentes da USP não pagam

Mais informações pelo telefone (11) 3673-7022,

site www.eciencia.usp.br ou pelo e-mail info@eciencia.usp.br

Claudeci Martins – Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)