Meio Ambiente: DAEE elabora estudo sobre obras de desassoreamento no Lago das Capivaras

Lago acumula matéria orgânica, que provoca mau cheiro e compromete a qualidade ambiental do Parque do Horto Florestal

ter, 19/09/2006 - 16h05 | Do Portal do Governo

Uma equipe técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) fez, no início do mês, uma vistoria no Lago das Capivaras, no Parque Estadual Albert Löefgren, conhecido como Horto Florestal, na zona norte da capital. Os técnicos estão elaborando um estudo sobre obras de desassoreamento.

A diretora do parque, Ana Lúcia Arromba, falou sobre a necessidade de desassoreamento do Lago das Capivaras, uma das três lagoas existentes no Horto Florestal, durante a visita do governador Cláudio Lembo, no dia 20 do mês passado.

Ana Lúcia explicou que a lagoa, por ficar em área mais alta, funciona como um grande piscinão e acumula muita matéria orgânica, provocando mau cheiro e compromete a qualidade ambiental do parque, por isso precisa de desassoreamento.

De acordo a diretora do Parque, o Lago das Capivaras já possui, desde 2002, sistema de tratamento de flotação. Agora, é preciso realizar o serviço complementar de desassoreamento. Ela informou que análise da Cetesb constatou que não havia presença de metais pesados no lodo, o que permite o uso do produto na recuperação de áreas do próprio parque.

O edital de licitação para contratação de empresa que será responsável pelos os trabalhos de desassoreamento do Lago das Capivaras será publicado no Diário Oficial do Estado quando a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento receber o laudo da Secretaria do Meio Ambiente. O processo de licitação demora cerca de dois meses.

 

(AM)