Meio Ambiente: Cooperação entre Cetesb e IPEN inclui monitoramento do ar

Acordo foi firmado nesta sexta-feira, dia 24

sex, 24/03/2006 - 17h30 | Do Portal do Governo

O acordo firmado hoje (24/03) pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e o CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, da início a um programa de cooperação entre as duas instituições, permitindo o intercâmbio de conhecimentos e informações técnicas e científicas, assim como de equipamentos e estrutura para atividades comuns. Um dos primeiros resultados do convênio será a operação de uma estação de monitoramento da qualidade do ar, junto às instalações do IPEN, na Cidade Universitária, que passa a fazer parte da rede telemétrica mantida pela CETESB ainda em 2006.

“Esta parceria entre pares da área científica, principalmente com uma instituição do nível técnico da CETESB, vem justificar o trabalho da nossa instituição de pesquisa, de trazer mais benefícios à sociedade através de um maior conhecimento científico”, afirmou o superintendente do IPEN, Claudio Rodrigues, durante assinatura do convênio, na presença do presidente da CETESB, Rubens Lara, dos diretores Otávio Okano, Lineu Bassoi e Alaôr Lineu Ferreira, de Controle de Poluição; de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental e de Gestão Coorporativa, respectivamente. Pelo IPEN, também prestigiaram a assinatura do acordo Maria Aparecida Faustino Pires, chefe do Centro de Química e Meio Ambiente e Luciana Vanni Gatti, coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica. Pela área técnica da agência ambiental, esteve presente o gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar, Jesuino Romano.

Conforme prevê o acordo, caberá ao CNEN/IPEN fornecer os equipamentos para a estação, o que inclui monitores de O3 (ozônio), CO (monóxido de carbono), SO2 (dióxido de enxofre), NO (óxidos de nitrogênio), NO2 (dióxido de nitrogênio) e sensores meteorológicos, além de linha telefônica, manutenção e pessoal para dar apoio a operação da estação. A CETESB vai instalar os equipamentos e softwares, além de padronizar e monitorar os equipamentos, que servirão principalmente para analisar o comportamento dos gases precursores do ozônio, já que a estação – instalada dentro da Cidade Universitária – ficará afastada das fontes diretas de poluição do ar.

“Esta cooperação técnico-científica é muito importante, pois assegura o desenvolvimento de atividades de interesse das duas instituições, possibilita a troca de informações e o intercâmbio de técnicos e pesquisadores, assim como a realização de programas de aperfeiçoamento de pessoal”, acrescentou o presidente Rubens Lara. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado até cinco anos. A estação de monitoramento do ar, no entanto, não está atrelada a este prazo.