Meio Ambiente convida à adoção de nascentes

Qualquer interessado, seja pessoa física ou jurídica, pode adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação

qua, 31/03/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Adote uma nascente. A proposta é da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que lançou no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes.

O objetivo é incentivar a proteção dos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes e, assim, ajudar a garantir a qualidade e quantidade da água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial os que contribuem para o abastecimento.

Quem tem uma nascente em sua propriedade, mas não possui recursos para preservá-la, pode colocar a área à disposição para ser adotada por outra pessoa ou entidade. Qualquer interessado, seja pessoa física ou jurídica, pode adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno.

O papel da SMA no processo é aproximar os proprietários que não possuem recursos próprios para recuperar suas nascentes, dos interessados em financiar a recuperação da área. Os contatos são feitos por meio do site www.ambiente.sp.gov.br/adoteumanascente. Lá é possível se cadastrar e obter informações sobre o que é necessário para recuperar e proteger nascentes. O “padrinho” receberá um certificado da SMA e poderá batizar a nascente com o nome de sua escolha.

SOS Mata Ciliar

Também foi criado o SOS Rio São Domingos, programa de recuperação de mata ciliar do rio. Com sua nascente no município de Santa Adélia, o Rio São Domingos integra a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI Turvo/Grande.

A bacia está caracterizada em situação crítica, uma vez que a capacidade hídrica da região não corresponde à demanda. Para garantir a sobrevivência do rio e o abastecimento das cidades, as prefeituras dos municípios de Santa Adélia, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Tabapuã, Uchôa, Ariranha e Cedral se comprometeram a realizar um trabalho integrado de recuperação.

Da Agência Imprensa Oficial