Meio Ambiente: Cetesb realiza atividade extra do Verão Limpo 2006

Atividade será realizada no domingo, dia 5, em Cubatão

sex, 03/03/2006 - 18h19 | Do Portal do Governo

Campanha Verão Limpo 2006 será encerrada na praia do Rio Perequê

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB encerra no próximo domingo (5/3), às 10,30 horas, com uma atividade extra, a campanha Verão Limpo 2006. O evento vai ocorrer na praia do Rio Perequê, em Cubatão, com as presenças do presidente da CETESB, Rubens Lara, e do prefeito Clermont Silveira Castor.

As atividades desenvolvidas na tenda montada pela CETESB, instalada na praia do Rio Perequê, incluem teatro de bonecos, brincadeiras interativas e oficina com material reciclável, além da distribuição de cartilha sobre balneabilidade. A prefeitura terá três quiosques onde o público poderá montar aquário com espécies típicas de manguezais, produzir marcador de livro com papel reciclado e criar outros objetos com garrafas PET. Participantes do Projeto Guará realizarão oficinas de forração utilizando caixa de leite longa vida, que constituem um excelente isolante térmico e mantém o ambiente fresco no verão e aquecido no inverno.

A praia do Rio Perequê costuma atrair grande número de banhistas pelo fato das águas que descem as encostas da Serra do Mar apresentarem qualidade sistematicamente boa para banhos. A inclusão desse local na campanha deste ano foi uma novidade.

Balanço A campanha Verão Limpo 2006 promovida pela CETESB paulista foi realizada durante dois meses neste verão. No total, foram nove finais de semana em que, de sexta a domingo, a equipe da agência ambiental esteve presente nas principais praias do litoral paulista, apresentando atividades com caráter educativo para sensibilizar a população quanto à importância de se manter as praias limpas e preservar os recursos naturais.

Iniciada em Santos a campanha seguiu para Ubatuba, Peruíbe, Guarujá, Ilha Comprida, Caraguatatuba, Itanhaém, São Sebastião, Ilha Bela e Cubatão, sempre contando com a parceria da prefeituras desses municípios. Durante a campanha, a CETESB também intensificou o monitoramento da qualidade das águas do mar, produzindo neste período 21 Boletins de Balneabilidade das Praias, que orientam os banhistas sobre os melhores locais para desfrutarem o banho de mar.

O objetivo da campanha é de sensibilizar cada vez mais a população residente nos municípios litorâneos dos Estado de São Paulo, assim como os veranistas, para a importância de se manter limpas as praias, as praças, as rodovias de acesso ao litoral, assim como todos os espaços públicos.

Cris Olivette

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb