Meio Ambiente: Cetesb montou posto de verificação veicular em Aparecida

Outros postos de verificação da emissão de poluentes por veículos serão montados na próxima semana

sex, 21/07/2006 - 19h11 | Do Portal do Governo

Um posto para realizar gratuitamente testes de emissão de fumaça preta em carretas e caminhões foi montado pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, na 27ª Festa do Carreteiro, realizada entre os dias 19 e 21, em Aparecida do Norte. O evento, que acontece todos os anos, atraiu uma grande quantidade de motoristas de veículos à diesel, frotistas e empresários do setor de transporte de diversas regiões do país. A CETESB montou um estande e ofereceu aos motoristas testes de emissão veicular, com a utilização de opacímetros, medindo a densidade dos gases expelidos pelos escapamentos.

A ação, dentro da Operação Inverno 2006, teve a parceria do CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia, mantido pela Petrobras. Além da checagem de emissão de fumaça, os técnicos do Setor de Operações, Programas e Regulamentação da CETESB, com apoio da Agência Ambiental de Aparecida, ofereceram orientações sobre regulagem de motores; também foram distribuídos folhetos, bonés e outros brindes alusivos à campanha Operação Inverno da agência ambiental.

Outros postos de verificação da emissão de poluentes por veículos serão montados nos dias 25 e 26, no estacionamento do Shopping Center Norte, na Capital (destinado a testes para veículos à álcool e gasolina); e 23 de agosto, no Porto de Santos, em parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP, para checar emissão em carretas e caminhões.
Da Cetesb
(CM)