Meio Ambiente: CETESB lança relatório sobre a qualidade das praias paulistas em 2005

Documento será apresentado nesta quinta-feira, dia 23, pelo presidente Rubens Lara, na UNISANTOS

qua, 22/02/2006 - 18h22 | Do Portal do Governo

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, Rubens Lara, apresenta, nesta quinta-feira (23/02), às 10h30, na Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, o Relatório de Qualidade das Águas Litorâneas do Estado de São Paulo – 2005. O local do lançamento do novo relatório será no Campus Dom Idílio José Soares, à Avenida Conselheiro Nébias, 300 – 3. Andar, em Santos.

Entre outras informações, o documento traz dados como os índices de praias consideradas próprias e impróprias para o banho de mar, durante todo o ano passado, por região litorânea, a comparação com os dados do ano anterior e a evolução da qualidade nos últimos anos. O relatório também contém as informações sobre a qualidade de cerca de 440 cursos d´água da região litorânea, amostrados em 2005.

Monitoramento São Paulo conta com o mais bem estruturado e amplo programa estadual de monitoramento sistemático da qualidade das praias, realizando esse trabalho desde a década de 70. As coletas de amostras da água são feitas ao longo de todo o ano, uma vez por semana. Durante a temporada de verão, ocorre a intensificação nas amostragens, sendo que em algumas das praias cujas classificações sofreram mais alterações ao longo do ano, a CETESB realiza amostragens 3 vezes por semana. A indicação da impropriedade do banho do mar alerta para que o usuário evite o contato com a água, afastando o risco dele contrair doenças, como gastroenterites (mais comum), hepatite A, cólera, dermatoses e outras.

São, atualmente, 154 pontos de amostragem, distribuídos ao longo dos 427 quilômetros do litoral paulista, abrangendo 134 praias, de maior frequência, entre outras características. Em média, um ponto a cada 1,5 quilômetro é monitorado. As análises são realizadas nos próprios laboratórios da CETESB, que tem reconhecimento nacional e internacional. São cerca de 600 análises mensais, sendo que esse número se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando 8 mil análises anuais.

Mário Senaga