Meio Ambiente: Cetesb inicia campanha de conscientização dos banhistas nas praias do Litoral Norte

Operação permanece no município de Ubatuba até domingo, dia 15,

qui, 12/01/2006 - 17h40 | Do Portal do Governo

O presidente da CETESB, Rubens Lara, abre, nesta sexta-feira,dia 13, às 10h30, na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, a Campanha Verão Limpo 2006 no Litoral Norte. A operação permanece no município de Ubatuba até o domingo, dia 15, com uma tenda armada na areia da praia, onde serão desenvolvidas uma série de atividades, das 10 às 18 horas, de caráter educativo, recreativo e cultural, procurando conscientizar os turistas para a importância de se manter as praias limpas, estimulando a economia de água, o uso adequado dos recursos naturais e alertando sobre como combater o mosquito da dengue.

Também haverá apresentação de um carro-laboratório, que fará demonstrações sobre o serviço de coleta e análise de águas em ambientes aquáticos, como por exemplo análises microbiológicas, que servem para avaliar a qualidade das águas utilizadas para consumo humano, irrigação, criação de peixes e recreação.

O roteiro da campanha, incluindo todo o litoral paulista, é o seguinte: em janeiro, dias 13, 14 e 15 – Ubatuba (Praia do Perequê-Açu); 20, 21 e 22 – Itanhaém (Cibratel 1); 27 e 28 – Guarujá (Pitangueiras); e 29 – Cubatão (Rio Perequê); e em fevereiro, dias 3, 4 e 5 – Ilha Comprida (Boqueirão); 10, 11 e 12 – Caraguatatuba (Aruã); 17, 18 e 19 – Peruíbe (Centro); 24 e 25 – São Sebastião (Barequeçaba); e 26 e 27 – Ilhabela (Perequê).

Neste verão, a novidade será a inclusão da praia do Rio Perequê, em Cubatão, muito usada por apresentar sistematicamente boa qualidade das águas que descem da Serra do Mar. Iniciado em 1988, a Campanha Verão Limpo vem modificando os hábitos das pessoas que freqüentam o litoral nos meses de janeiro e fevereiro através de ações voltadas à conscientização e participação da população no uso adequado dos recursos ambientais litorâneos.

Monitoramento das praias intensificado

Durante o período da campanha, a CETESB também está intensificando o monitoramento da qualidade das praias. Durante o ano, as coletas de água do mar para análise são feitas aos domingos, mas nos últimos anos a agência ambiental passou a intensificar a amostragem durante o período de verão para três coletas semanais, nas praias que apresentam maior fluxo de turistas.

As praias que estão com amostragem intensificada em janeiro e fevereiro de 2006 são: Itamambuca, Iperoig e Enseada, no município de Ubatuba; Prainha e Palmeiras, em Caraguatatuba; Porto Grande e Barequeçaba, em São Sebastião; Pinto e Itaguaçu, em Ilhabela e em dois pontos da Praia da Enseada, no município de Bertioga. Na Baixada Santista, a Praia da Enseada, no Guarujá, também terá coleta e boletim três vezes por semana, assim como a Praia da Divisa, em São Vicente; Boqueirão e Vila Tupi, na Praia Grande; Vila São Paulo e Santa Efigênia, em Mongaguá; Suarão e Centro, em Itanhaém e no Balneário São João Batista, no município de Peruíbe.

Os resultados são disponibilizados no site www.cetesb.sp.gov.br, por meio de três boletins semanais  – aos domingos, às terças e quintas-feiras -, e da sinalização que a CETESB mantém atualizada nas próprias praias.

Programação fixa

A campanha está sendo desenvolvida às sextas, sábados e domingos, com a montagem de uma tenda de praia, para atividades de caráter educativo, recreativo, informativo e cultural, tais como teatro e oficinas de reciclagem, que são realizadas das 11 às 18 horas, com apoio das Prefeituras locais. Alguns municípios também contam com monitores que fazem uma abordagem direta aos banhistas, distribuindo sacolinhas para lixo e cartilha informativa sobre a balneabilidade das praias. Um grande painel relativo ao Verão Limpo foi colocado junto ao pedágio da Rodovia dos Imigrantes e também estão sendo fixadas faixas e “banners” nas praias e em pontos estratégicos.

Esta campanha conta, ainda, com o “João Ecológico”, personagem do Verão Limpo 2006, que realiza apresentações de atividades circenses e lúdicas, além de contar histórias; com o teatro de bonecos, desenvolvido pelo Grupo Sufis Produções Artísticas, com 50 apresentações; oficinas com artesãos que trabalham com materiais recicláveis, como embalagens de “tetra pack” e “pets”, para a elaboração de esculturas em formato de animais, aves, carrinhos, árvores, flores etc.; e a promoção de “brincadeiras de quintal”, resgatando a arte de brincadeiras infantis como a amarelinha, a queimada e o bambolê. Outras atividades envolvem jogos educativos como o “Caminho do Mar” apresentado com cartas gigantes.