Meio Ambiente: Cetesb e EMTU desenvolvem experimento para a redução da emissão de poluentes

Protocolo de Intenções prevendo a cooperação técnica e institucional das empresas envolvidas foi assinado hoje

qui, 21/09/2006 - 19h09 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e a Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões Veiculares da América do Sul – AFEEVAS assinaram nesta quinta-feira (21/09), um Protocolo de Intenções prevendo a cooperação técnica e institucional das empresas envolvidas, na realização de ensaios e procedimentos para reduzir as emissões de veículos a diesel em uso, implementando programas de atualização tecnológica no controle das emissões destes veículos, os chamados Sistemas Retrofit, instalados no sistema de escapamento dos veículos e empregando catalisadores, para a eliminação dos gases poluentes, e filtros, para a fumaça.

Por ser o setor de transporte, apontado como um dos grandes responsáveis pela emissão de poluentes na Região Metropolitana de São Paulo, a adoção de tecnologias limpas para veículos em circulação contribuirá de forma positiva para a melhoria da qualidade do ar.

Sistemas Retrofit

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – e a CETESB têm estabelecido limites de emissão bastante restritivos para os novos veículos equipados com motores a diesel, porém, devido à sua durabilidade, esses veículos têm sua vida útil prolongada, sendo que os de concepção mais antiga e sem o necessário controle de emissões deverão continuar tendo uma grande participação na frota de veículos pesados, reduzindo os benefícios ambientais que já poderiam estar sendo verificados neste momento. Para superar essa dificuldade, vários países da América Latina, da Europa e dos Estados Unidos vêm desenvolvendo programas de otimização do controle da emissão destes veículos em uso, de tecnologia mais antiga, conhecidos como programas de “retrofit”, acelerando a disseminação de modernas tecnologias de controle de emissões.

A implantação deste Programa oferecerá aos gestores de sistemas de transporte público e órgãos de prevenção e controle ambiental opções confiáveis para redução de emissões dos veículos a diesel em uso. A meta é disseminar e aplicar as tecnologias nas frotas de uso urbano intenso por intermédio de ação conjunta das três instituições.

O Programa abrangerá atividades para estabelecer os procedimentos para a verificação de conformidade de sistemas retrofit para atualização tecnológica e a redução de emissões em veículos diesel em uso, visando garantir que apenas fabricantes e importadores idôneos e tecnoloógicamente confiáveis possam colocar seus produtos no mercado.

O uso de Sistemas Retrofit em Frotas Cativas possibilitará também a criação de um “Cadastro de Tecnologias Ambientais Verificadas”. Os registros poderão ser utilizados pelas entidades governamentais e privadas que tenham interesse em estudos e projetos de atualização tecnológica e ambiental dos veículos a diesel.

Assinaram o acordo o presidente da CETESB, Otávio Okano e o Diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da companhia, Lineu José Bassoi; Márcio Schettino, da EMTU; e Roberto Pereira, da AFEEVAS.
Da Cetesb

C.M.