Meio Ambiente capacita técnicos municipais para Pacto das Águas

Votuporanga, Lins e Osvaldo Cruz serão os primeiros municípios a sediarem encontro

qua, 23/06/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Votuporanga, Lins e Osvaldo Cruz serão os primeiros municípios a sediarem os cursos de capacitação do Programa Pacto das Águas. Voltado para técnicos municipais das bacias de Turvo Grande, São José dos Dourados, Tietê Jacaré, Tietê Batalha, Baixo Tietê, Aguapeí-Peixe e Pontal do Paranapanema, o curso irá abordar assuntos como a legislação ambiental, gestão de serviços de saneamento, planejamento e políticas públicas, correlação entre água e floresta e elaboração de projetos. Ao todo serão oito cursos para atender todas as bacias hidrográficas do Estado.

As capacitações, que acontecem entre os dias 28 de junho e 1º de julho, serão ministradas por representantes da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). As próximas cidades a sediar o encontro serão Ribeirão Preto, Itu, Avaré, Santos e Caçapava.

Todos os assuntos dos cursos estão correlacionados com as metas do Programa Pacto das Águas. Lançado em junho do ano passado, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Pacto das Águas é uma mobilização, coordenada pela SMA, para que as prefeituras paulistas se comprometam com a preservação e conservação dos recursos hídricos conforme o Consenso de Istambul pelas Águas – documento gerado por lideranças mundiais para estimular a participação dos municípios e órgãos regionais na gestão dos recursos hídricos.

São Paulo é o Estado recordista mundial em adesões municipais. Já são 597 ante outras 71 ao redor do planeta. Em novembro de 2011, a SMA irá avaliar o desempenho de cada município. A classificação levará em conta três categorias: municípios abaixo de 20.000 habitantes, municípios acima de 20.000 habitantes, e o melhor desempenho regional entre todas as bacias. Os três melhores classificados serão convidados para representar o Estado de São Paulo no 6º Fórum Mundial da Água, em 2012, em Marselha, na França.

Clique aqui e saiba mais sobre o Pacto das Águas.

Serviço

Votuporanga
Data: 28 e 29, das 8 às 17 horas
Local: Câmara dos Vereadores de Votuporanga – Rua Venezuela, 3819, Vila América

Lins
Data: 29 e 30, das 8 às 17 horas
Local: Auditório da Unisalesiano – Rua Dom Bosco, 265, Vila Alta

Osvaldo Cruz
Data: 30 de junho e 1º de julho, das 8 às 17 horas
Local: FEOCRUZ – Avenida Brasil, s/n, Jardim das Bandeiras

Da Secretaria do Meio Ambiente