Meio Ambiente: Campanha Verão Limpo 2001 começa na próxima semana

Secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, fará o lançamento oficial em São Sebastião

sáb, 13/01/2001 - 13h47 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 20, às 11 horas, na praia de Maresias, em São Sebastião, o Governo do Estado lança a campanha ‘Verão Limpo 2001’, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A campanha será aberta oficialmente pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli.

Além de Maresias, a campanha deste ano será desenvolvida, nos finais de semana, em outras cinco praias: dias 27 e 28 na praia do Curral, em Ilhabela; 3 e 4 de fevereiro, na praia da Enseada, no Guarujá; 10 e 11 de fevereiro, na praia do Gonzaga (Posto 2), em Santos; dias 17 e 18 de fevereiro, no Boqueirão, em Ilha Comprida, encerrando nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Boqueirão, em Praia Grande.

Serão armadas duas tendas, com 100 metros quadrados de área, nos dias e nas praias determinadas acima, onde serão realizadas atividades de educação ambiental destinadas aos turistas e população local. Agentes ambientais desenvolverão oficinas de criação, jogos interativos e apresentação de teatro com temas ambientais. Especialistas da área de saúde também estarão orientando os freqüentadores das praias sobre os cuidados com a exposição excessiva ao sol. A Polícia Florestal também participa com uma exposição no local.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Cetesb, levará à praia um laboratório móvel (montado em uma perua Sprinter) para demonstrações de como se processa os exames laboratoriais de qualidade da água do mar. Durante a campanha, a Cetesb estará realizando a coleta para análise das condições de balneabilidade das praias três vezes por semana.

Aproximadamente 350 agentes ambientais estarão envolvidos na campanha deste ano, com atividades nas tendas e na distribuição de material informativo nas balsas de travessia entre São Sebastião-Ilhabela, Santos-Guarujá e Iguape-Ilha Comprida, e nos pedágios do sistema Anchieta-Imigrantes. Os vendedores ambulantes também darão apoio à iniciativa, distribuindo sacos de lixo aos turistas. Mais de 1 milhão de pessoas deverão ser atingidas com o ‘Verão Limpo 2001’.