Meio Ambiente: Banhados de Iguape é a mais nova estação ecológica do Estado

Estação possi uma área de 16,5 mil hectares

sex, 07/04/2006 - 16h28 | Do Portal do Governo

O governo do Estado criou, no final de março, a Estação Ecológica dos Banhados de Iguape, contígua à de Juréia-Itatins, com 16,5 mil hectares. Localizada na cidade de Iguape, no extremo sul do litoral, é a mais nova reserva ecológica paulista sob a administração do Instituto Florestal, vinculado à Secretaria do Meio ambiente.

A estação tem duas áreas separadas (Banhado Grande e Banhado Pequeno), é um ambiente alagado, que necessita ser conservado, por causa da sua raridade. A Banhados de Iguape é uma extensa planície costeira que forma importante reserva florestal. Faz limite com as serras do Bananal, dos Itatins e do Maciço da Juréia e serve de abrigo, alimentação e reprodução a variadas espécies da fauna.

Com a planície da Juréia, forma a mais extensa área de floresta atlântica de planície e ecossistemas associados do litoral paulista. Hábitat intacto e representativo, Banhados favorece atividades educacionais, científicas e de proteção. No local, há pássaros ameaçados de extinção, como papagaio-da-cara-roxa, cricrió, gavião-pombo-pequeno, sabiá-cica, pavó, maria-da-restinga, apuim-de-costa-preta e jaó-do-litoral.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente