Meio Ambiente: Apesar das chuvas, banhistas novamente prestigiam atividades do Verão Limpo

Banhistas participaram ativamente das atividades de educação ambiental no Guarujá e em Bertioga

ter, 23/01/2007 - 13h55 | Do Portal do Governo

A Campanha Verão Limpo 2007, desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, teve continuidade na semana passada, no Guarujá e em Bertioga, onde foi uma atração para o público, que novamente teve de conviver com o tempo nublado e as chuvas, em alguns dias, alternando com o sol intenso e o céu azul predominantes em outros, como tem ocorrido em boa parte do litoral paulista nesta temporada de verão.

Durante os dias 18/01 e 19/01, na praia de Pitangueiras, no Guarujá, com tempo ensolarado, os banhistas participaram ativamente das diversas atividades oferecidas nas tendas do Verão Limpo, que estimulam a consciência ambiental e a preservação dos recursos naturais litorâneos. A Ecosorb, empresa de tecnologia e proteção ambiental, também participou das atividades, expondo um carro de atendimento em emergências químicas, além do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que estava com viaturas, assim como motocicletas aquáticas, simulando um salvamento no mar. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por sua vez, apresentou projetos para educação ambiental, e a Secretaria Municipal de Defesa Social, um trabalho de educação infantil no trânsito e sobre os perigos do uso de cerol em pipas; e a Secretaria Municipal de Saúde distribuiu informativos de combate à dengue. Já a COOPERBEN – Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis promoveu oficinas de papéis recicláveis.

No fim de semana – dias 20/01 e 21/01 – , na praia da Enseada, em Bertioga, apesar da chuva, o público prestigiou as atividades oferecidas no Verão Limpo 2007. Esteve presente também o secretário municipal do Meio Ambiente, Nelo José Fernandes. E os integrantes da Polícia Militar Ambiental novamente se fizeram presentes, com uma viatura de exposição de vídeo ambiental e uma mostra de animais apreendidos empalhados.

O lançamento do Verão Limpo aconteceu no último dia 04/01, em Santos. As tendas, com as atividades de educação ambiental, estão sempre montadas nas praias de quinta-feira a domingo. Durante o período da operação, a Cetesb também está intensificando o monitoramento da qualidade das águas utilizadas pelos banhistas, nas praias mais freqüentadas, realizando nestas, mais duas coletas semanais, além das realizadas regularmente aos domingos, e oferecendo uma atualização mais constante dos dados, que são disponibilizados na internet.

Nos próximos dias 25 e 26, o Verão Limpo 2007 estará sediado em Mongaguá, na Praia do Centro, e no final de semana, nos dias 27 e 28, em Itanhaém na Praia dos Sonhos. O encerramento da campanha será no dia 04/02, em Caraguatatuba.

  Denise Caravaggi Tenaglia

Da Secretaria do Meio Ambiente