A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos concluiu na terça-feira, 13, dentro do prazo estipulado, mais uma etapa do Plano de Expansão. Com a chegada do Tatuzão ao poço João Teodoro, foram finalizados os 12,8 quilômetros de extensão da futura Linha 4-Amarela, entre o pátio Vila Sônia, na região Oeste, e a estação Luz, no centro da cidade.
Nos próximos 60 dias, a máquina será desmontada e suas peças transportadas por caminhões até o canteiro central de obras no Parque Villa-Lobos, na zona Oeste.
A Linha 4 consolida o conceito de rede do transporte metro-ferroviário em São Paulo. Ela será integrada a todas as outras linhas do Metrô e diretamente à CPTM pela Linha 9-Esmeralda. Terá seis estações já em operação em 2010 e em mais dois anos (2012) estará operando integralmente. Quando concluída, transportará cerca de 970 mil pessoas por dia.
O Megatatuzão iniciou as escavações em 3 de março de 2007, na futura estação Faria Lima, no Largo da Batata, em Pinheiros. Nesse trajeto, a máquina passou sob pontos importantes da cidade, como a rua dos Pinheiros, as avenidas Henrique Schaumann e Rebouças, a rua da Consolação e a Praça da República, sempre cumprindo os mais rígidos padrões de segurança. A extensão total da escavação foi de 7,2 quilômetros.
Em novembro de 2008, as escavações chegaram à estação República, nas proximidades dos edifícios Copam e Itália. O Consórcio Via Amarela e o Metrô redobraram o cuidado no monitoramento das vias, edificações e de todo o subsolo, garantindo total segurança para a obra. A passagem da máquina pela estação não impediu que ela continuasse em funcionamento, recebendo milhares de passageiros por dia.
Já no complexo metro-ferroviário da Luz, o Megatatuzão passou sob os trilhos da CPTM e da Linha 1-Azul do Metrô. Quando estiverem em operação, os trens da Linha 4 trafegarão 14 metros abaixo dos túneis da Linha 1 (Jabaquara – Tucuruvi).
Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos