Megatatuzão escava último trecho da Linha 4-Amarela

Equipamento chegou à estação da Luz na sexta; primeiras estações operarão em 2010

seg, 17/08/2009 - 8h30 | Do Portal do Governo

As obras da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo estão chegando ao fim. O Megatatuzão, equipamento alemão utilizado para fazer túneis, escavou seu último trecho na manhã da última sexta,14. A máquina partiu da estação República em junho e chegou à Luz, retirando 90 mil m³ de areia.

Desde 2007, quando começou a trabalhar, o Megatatuzão escavou 7,5 quilômetros, operação necessária para a construção do túnel da Linha-4 entre as estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis-Mackenzie, República e Luz. As duas primeiras estações da Linha 4-Amarela a iniciar a operação são Faria Lima e Paulista, no primeiro trimestre de 2010.

No segundo trimestre serão entregues as estações Butantã, República e Luz, e, no segundo semestre será a vez da estação Pinheiros. A segunda fase da Linha está prevista para iniciar operação no final de 2012, com as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Tatuzão
O megatatuzão é uma tuneladora do tipo shield EPB – Earth Pressure Balanced (escavadeira de terra de pressão balanceada), fabricada na Alemanha e avaliada em 30 milhões de euros. O equipamento, de 1,8 toneladas, perfura o solo e, simultaneamente, instala um revestimento estrutural definitivo, feito com anéis pré-fabricados de concreto e fibras de aço.

Esse método de construção de túneis é o mais indicado para o tipo de solo encontrado na região da Luz. Para se ter idéia do tamanho do equipamento, o shield chegou desmontado no Brasil e foi necessário um comboio de 24 carretas e 82 contêineres para transportar suas maiores peças. A tuneladora escava em média 15 metros diários, mas já chegou a avançar 30 metros em um só dia nas obras da Linha 4-Amarela.

Linha 4-Amarela
A nova Linha, que ligará a região da Luz ao bairro de Vila Sônia, na Zona Oeste, tem previsão de receber 970 mil passageiros diariamente. O trecho passa pela região da Consolação, Avenida Paulista e Pinheiros. Com extensão de 12,8 quilômetros, a Linha será totalmente subterrânea e contará com 11 estações (Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Mackenzie-Higienópolis, República e Luz).