Megatatuzão da Linha 4 do Metrô marca primeiro recorde na construção de túnel

O equipamento escavou e instalou 18 anéis de concreto, totalizando 27 metros de túnel construído em um único dia

qui, 31/05/2007 - 18h56 | Do Portal do Governo

O megatatuzão da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz) atingiu, no último dia 28, a sua maior produção desde o início de seu funcionamento, em março passado. O equipamento escavou e realizou a colocação de 18 anéis de concreto, construindo de uma só vez 27 metros de túnel. A velocidade média diária de avanço, durante o mês de maio, foi de 13 metros.

Com 703,5 metros de túnel já construído, o megatatuzão da Linha 4 do Metrô avança sob a rua dos Pinheiros, no bairro de Pinheiros, seguindo rumo à estação Fradique Coutinho.

Restam ser construídos cerca de 177 metros para o equipamento shield chegar na estação Fradique Coutinho, ntre a segunda e terceira semana de junho.

Ao mesmo tempo em que escava o solo e avança sob a superfície da cidade, o maior shield em operação na América do Sul instala o revestimento estrutural definitivo, com a utilização de anéis pré-fabricados de concreto e aço. O anel completo é composto por oito encaixes e tem 1,5 metro de comprimento e 9,5 metros de diâmetro.

O megatatuzão da Linha 4 do Metrô construirá um túnel completo, da estação Faria Lima até a estação Luz, que comportará as duas vias da Linha 4. Com esta capacidade, dispensa a perfuração de dois túneis, um de ida e outra de volta.

Equipamento de ponta

O megatatuzão é uma máquina construtora de túneis do tipo shield EPB (Escavadeira de Pressão Balanceada de terra), com recursos tecnológicos que a caracterizam como inteligente. Foi fabricado pela Herrenknecht, empresa localizada na cidade de Schwanau, no Sul da Alemanha, e custou 30 milhões de euros.

O equipamento, com 75 metros de comprimento e 1800 toneladas de peso, é controlado por um sistema informatizado e vários computadores, capazes de antever as condições do solo que terá imediatamente pela frente.

Sua trajetória é direcionada por meio de telemetria a laser. O avanço do megatatuzão é acompanhado on-line por especialistas, simultaneamente da fábrica na Alemanha e pela firma operadora com sede na Itália, além dos técnicos presentes no local da obra.

A máquina funciona com um operador principal e cinco operadores auxiliares por turno de trabalho. Se considerados os equipamentos auxiliares e superfície, equipamentos ferroviários de transporte dentro do túnel e a operação do shield, a equipe é composta por 30 integrantes por turno.

Do Metrô