Megatatuzão chega à Estação República do metrô

O governador acompanhou a entrada da escavadeira na linha 4 do metrô

seg, 24/11/2008 - 13h32 | Do Portal do Governo

O governador José Serra acompanhou nesta segunda-feira, 24, a chegada à estação República do “megatatuzão” que abre o túnel da Linha 4-Amarela, que liga a Vila Sônia à Luz.

“Aqui é onde a Linha Amarela vai encontrar a Linha Vermelha. A Linha Amarela é a linha nova que vem lá da Vila Sônia, no Morumbi. Ela chega agora na Praça da República. Da escavação feita pelo Shield até aqui se completam 5,8 km. O total é 7,4 km e essa distância será completada em meados do ano que vem, quando chegará à Estação da Luz para atender 970 mil pessoas por dia.”, comentou o governador José Serra.

De manhã, a roda de corte da escavadeira rompeu a parede de concreto, que era a última camada separando o túnel da futura passagem dos trens pela Estação República. Ali serão escavados 5,8 quilômetros dos 7,4 quilômetros a serem abertos pelo megatatuzão na futura linha.

As escavações foram iniciadas no dia 3 de março de 2007, no poço da futura Estação Faria Lima, no Largo da Batata, em Pinheiros. Em breve, o megatatuzão reiniciará as escavações do túnel da Linha 4, pelo lado Norte da Estação República, em direção à nova estação da Luz e daí até o poço de serviço João Teodoro e Avenida Tiradentes.

Antes de acompanhar o rompimento da parede, o governador vistoriou obras da linha em construção, passando pelas estações Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie e Estação República e assistindo uma exposição técnica sobre o megatatuzão.

A Linha 4-Amarela

A Linha 4-Amarela terá 12,8 quilômetros. Desse total, 7,4 estão sendo construídos pelo megatatuzão. Os restantes 5,4 quilômetros, da Estação Faria Lima até o Pátio Vila Sônia, estão sendo construídos pelo método NATM (New Austrian Tunnling Method), que emprega homens e escavadeiras. 

Na primeira fase, com inauguração prevista para 2010, a Linha 4 – Amarela terá seis estações: Faria Lima, Pinheiros, Butantã, Paulista, República e Luz.

Nessa etapa será entregue também o pátio de oficinas e estacionamento de trens na Vila Sônia. Espera-se que cerca de 700 mil pessoas usem diariamente a nova linha nessa primeira etapa e a demanda total prevista é de 850 mil passageiros-dia.

Para a conclusão desses primeiros 12, 8 quilômetros será feito investimento de US$ 1,434 bilhão, com financiamentos de US$ 209 milhões do BIRD (Banco Mundial) e US$ 209 milhões de consórcio de bancos e JBIC (Japan Bank for International Cooperation); US$ 770 milhões do Tesouro do Estado e US$ 246 milhões da iniciativa privada.

Na segunda etapa serão acrescidas à Linha 4-Amarela mais cinco estações, com inauguração prevista para 2012: Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O investimento total nessa etapa será de US$ 697 milhões, com financiamentos de  US$ 130 milhões do BIRD e US$ 130 milhões do JBIC; US$ 307 milhões de concessionária e US$ 130 milhões de contrapartida do Tesouro do Estado. A demanda prevista será de 950 mil passageiros-dia. 

Conexões

A Linha 4-Amarela terá conexões com a Linha Esmeralda da CPTM, na Estação Pinheiros; com a Linha Verde do Metrô, na futura Estação Paulista; com Linha Vermelha do Metrô, na futura Estação República, e com a Linha Azul do Metrô, na futura Estação da Luz.

Escavadeira

O Megatatuzão, ou Shield Earth Pressure Balanced, é a maior escavadeira em atividade na América do Sul. Foi fabricado na Alemanha; pesa 1.800 toneladas e mede 75 metros de comprimento.

Sua roda de corte tem 9,5 metros de diâmetro, podendo escavar e finalizar cerca de 14 metros de túnel por dia, a uma profundidade média de 30 metros da superfície. A máquina pertence, desde 2004, ao Consórcio Via Amarela, executor da linha 4.