“Megatatuzão” chega à estação República do Metrô

Ao chegar à República, as escavações do túnel de vias, atingirão a marca de 5.800 metros de extensão

sex, 21/11/2008 - 14h12 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 24, o “megatatuzão”, que escava e apronta o túnel de vias da Linha 4-Amarela, do Metrô, chegará à estação República. A expectativa é de que, por volta do meio-dia, a roda de corte rompa a parede de concreto, última camada que separa o túnel da futura passagem de trens do corpo da estação República, em construção ao lado da própria estação República, da Linha 3-Vermelha.

Ao chegar à estação República, as escavações do túnel de vias, executadas pelo método shield, atingirão a marca de 5.800 metros de extensão (78%), de um total de 7.400 metros.

As escavações do “megatatuzão” foram iniciadas em 3 de março de 2007 no poço da futura estação Faria Lima, no Largo da Batata, em Pinheiros.

Nesse trajeto, as escavações do túnel da Linha 4 passaram sob movimentados viários como rua dos Pinheiros, avenida Henrique Schaumann,  avenida Rebouças, rua da Consolação, complexo viário Roosevelt e avenida Ipiranga, seguindo sempre os mais rígidos padrões de segurança de construção.

No final de maio deste ano, um fato marcante no avanço das obras: o  “megatatuzão” passou sob os túneis da Linha 2-Verde do Metrô no cruzamento da rua da Consolação com a avenida Paulista.

No trecho final, de chegada às escavações da estação República (sob a avenida Ipiranga), próximo dos edifícios Copan e Itália, os maiores da cidade, o Consórcio Via Amarela e o Metrô redobraram os cuidados no monitoramento das vias, edificações e de todo o subsolo, garantindo assim, total segurança para a obra.

A expectativa é de que em breve, o “megatatuzão” reinicie as escavações do túnel da Linha 4 do lado Norte da estação República, em direção à nova estação Luz, de onde seguirá em direção ao poço de serviço João Teodoro, após a avenida Tiradentes, de onde será retirado. Na área da estação República, o megatatuzão será arrastado.

A extensão total da Linha 4-Amarela do Metrô, entre Vila Sônia e Luz, é de 12,8 quilômetros. Desse total, 7,4  quilômetros estão sendo construídos pelo megatatuzão. Os 5,4 quilômetros restantes, da estação Faria Lima até o pátio Vila Sônia, estão sendo construídos pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method).

Megatatuzão da Linha 4, o maior da América Latina

Adquirido pelo Consórcio Via Amarela, o “megatatuzão” (cujo nome técnico é Shield EPB – Earth Pressure Balanced – Escavadeira de Pressão Balanceada de Terra) foi fabricado na Alemanha, pesa 1.800 toneladas e mede 75 metros de comprimento.

Com roda de corte de 9,5 metros de diâmetro, o “megatatuzão” da Linha 4 do Metrô de São Paulo é o maior shield em atividade na América Latina, podendo escavar e finalizar cerca de 14 metros por dia, a uma profundidade média de 30 metros da superfície. Já chegou a escavar 34,5 metros de túnel num único dia.

Além de escavar o túnel que abrigará as duas vias da Linha 4-Amarela, a máquina shield também executa o seu revestimento definitivo com anéis de concreto e aço, deixando o túnel pronto para receber os trilhos e as instalações dos sistemas de sinalização e de comunicação.

Para fazer o revestimento dos 7,4 quilômetros de túnel que serão escavados pelo “megatatuzão” entre as estações Faria Lima e Luz, serão utilizados cerca de 4.500 anéis de concreto, tendo cada uma 35 toneladas.

Comunicação com a População

Com o objetivo de comunicar-se com a população diretamente envolvida com as obras de expansão, incluindo a Linha 4, o Metrô conta com a Coordenadoria de Relacionamento com a Comunidade que atende pelos telefones 3291-7886/ 7885/ 7890 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, exceto feriados) e  e-mail relacoespublicas@metrosp.com.br. No site, o usuário poderá comunicar-se também no endereço  expansao@metrosp.com.br

A Companhia do Metrô dispõe ainda de outros canais de comunicação como a Ouvidoria (rua Augusta, 1626, 9º andar, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas) que pode ser acessada pessoalmente ou pelos telefones 3371-7274 e 3371-7275, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30, e ainda pelo e-mail ouvidoria@metrosp.com.br.

Do Metrô

(M.C.)