Megatatuzação entra na estação Fradique Coutinho do Metrô de SP

Ação aconteceu nesta sexta-feira, 15

sex, 15/06/2007 - 19h26 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 15,  o megatatuzão de 1.800 toneladas, que partiu da estação Faria Lima no último dia 3 de março e escava o túnel de 9,5 metros de diâmetro da Linha 4 – Amarela do Metrô sob a rua dos Pinheiros, chegou à estação Fradique Coutinho e concluíu um túnel de 882 metros (588 anéis de 1,5 metro de largura).

O megatatuzão, ao mesmo tempo que perfura o solo, instala o revestimento estrutural definitivo, com anéis pré-fabricados de concreto com fibras de aço. Este método de construção de túneis é o mais indicado para o tipo de solo encontrado no trecho compreendido entre o Largo da Batata, em Pinheiros, e a estação Luz, no centro da cidade.

Agora, o equipamento de perfuração passará por uma revisão e posteriormente reiniciará os trabalhos rumo à estação Oscar Freire, com previsão de chegada em novembro próximo.O megatatuzão vai perfurar um túnel de 7,5 quilômetros, até o poço de saída localizado junto a rua João Teodoro, próximo à Avenida Tiradentes.

O equipamento escava, em média, 14 metros por dia, a uma profundidade de 30 metros da superfície.O megatatuzão é uma tuneladora do tipo shield EPBS (escavadeira de terra de pressão balanceada), fabricada no Sul da Alemanha, na cidade de Schwanau, pela Herrenknecht, e foi adquirido pelo consórcio Via Amarela (Odebrecht/CBPO, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez) executor das obras da Linha 4.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo