Megaoperação do Itesp planta 8 mil mudas no Pontal do Paranapanema

O plantio foi feito por 2 mil crianças na sexta-feira, 21, em nove municípios

sáb, 22/09/2007 - 10h32 | Do Portal do Governo

O Itesp comemorou o Dia da Árvore, na sexta-feira, 21,  com uma megaoperação de plantio de 8 mil mudas nativas no Pontal do Paranapanema. O evento foi programado pela Diretoria Adjunta de Políticas de Desenvolvimento e envolveu escolas e prefeituras da região. As mudas foram plantadas nas proximidades de represas, em áreas de preservação permanente (APPs) e em parques e praças da região.

O plantio simultâneo aconteceu em assentamentos nos municípios de Rosana, Euclides da Cunha, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Presidente Bernardes e Martinópolis. Perto de 2 mil crianças foram mobilizadas no mutirão.

O evento fez parte do Mutirão Verde que engajou os órgãos do Estado na recuperação e preservação ambiental. O Itesp participou da iniciativa convidando seus principais parceiros – assentados, prefeituras, entidades da sociedade civil e a população – para integrar as ações e reflexões sobre a natureza.

“O dia da árvore e o início da primavera configuram um momento simbólico propício ao semear de idéias transformadoras, ao cultivo de boas práticas, ao florescimento de iniciativas conseqüentes, capazes de vivificar ambientes degradados e de colorir o mais sombrio dos horizontes”, afirmou o diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro.

Segundo ele, o Dia da Árvore é um marco simbólico para o Governo do Estado, que, por meio das secretarias da Justiça e Defesa da Cidadania e de Meio Ambiente, e do Itesp, pretende realçar seu compromisso com o desenvolvimento do Pontal do Paranapanema. Para Gustavo Ungaro, o acesso à terra e a cidadania embute o compromisso com a revitalização do meio ambiente e dos recursos naturais.

Pontal verde

Em Rosana, 292 alunos da pré-escola e da 1ª à 4ª series da Escola Zangarini, do Setor IV participaram do mutirão verde. Eles se revezaram no período da manhã e da tarde entre plantio, brincadeiras e palestras. O evento teve a participação do prefeito de Euclides da Cunha, Ediberto Aparecido Zaupa, de técnicos do Itesp e professores da rede pública de ensino. O técnico Daniel da Silva Brittes falou para alunos e assentados sobre a semana da árvore e o reflorestamento da região.

Os alunos do assentamento Primavera, em Presidente Venceslau, aproveitaram o Dia da Árvore para reunir os amigos do assentamento Tupanciretã e de propriedades vizinhas. O plantio aconteceu depois da palestra sobre meio ambiente, quando as crianças se deslocaram até a barragem da represa. “Aqui, o evento integrou um projeto maior de recuperação florestal de toda essa área ao redor da represa”, disse Gilberto Ferrari, técnico do grupo de campo.

Em seguida os alunos receberam mudas de espécies nativas e um kit com sementes e sacos plásticos. No município, a ação do Itesp envolveu oito técnicos da Fundação, professores e 70 alunos. Também na região de Presidente Venceslau, 80 alunos da Escola Antonio Marinho participaram do mutirão. Foram entregues mudas para as escolas da Agrovila 3, em Caiuá, e para a escola do Distrito do Campinal.

O mutirão do Dia da Árvore se estendeu pelos assentamentos de Euclides da Cunha Paulista, com atividade na escola rural do Bairro Santa Rita e o plantio de mudas nos assentamentos Santa Rosa e Rancho Grande. Em Teodoro Sampaio, uma parceria com a prefeitura levou o mutirão também para a área urbana.

No Mirante do Paranapanema o mutirão foi antecipado para a quinta-feira (20/9) pelos alunos da Escola Fazenda São Bento. Na Escola Municipal Rural do Assentamento Santa Rosa o plantio seguiu a programação normal. O mesmo aconteceu nos assentamento de Presidente Epitácio, Presidente Bernardes e Martinópolis.

“Estamos plantando não só mudas nativas, mas as sementes para um meio ambiente mais verde e produtivo na região do Oeste paulista”, afirmou o diretor adjunto de Políticas de Desenvolvimento da Fundação Itesp, João Corsini.

Mudando a paisagem

Nos últimos nove anos, o Itesp vem fazendo investimentos na recuperação florestal do Oeste paulista. Lançado em 1998, e batizado como Pontal Verde o projeto do governo do Estado já implantou a recuperação de uma área degradada de mata atlântica que corresponde a 500 campos de futebol. Cerca de 300 famílias de assentados estão envolvidas no projeto.

A fundação planeja recuperar, em parceria com a comunidade, mais de 1,9 mil hectare na região do Pontal. A prioridade é o município do Mirante do Paranapanema, onde as áreas verdes dos assentamentos somam mais de 5 mil hectares. As mudas para implementar o projeto saem do viveiro de plantas do assentamento São Bento. O viveiro tem capacidade para produzir 400 mil mudas por ano e hoje conta com um estoque de 30 mil plantas.

A recuperação consiste na implantação de Sistemas Agro-Florestais (SAF) nas áreas de reserva e do plantio de mudas nas Áreas de Preservação Permanente, permitindo sua regeneração natural. Para implantar os sistemas agro-florestais, os assentados realizam o plantio de culturas anuais (milho, mandioca, feijão, algodão) e seqüencialmente o plantio das espécies de árvores nativas segundo recomendação técnica. A Fundação Itesp é responsável pelas operações de preparo e conservação de solo nas áreas suscetíveis à erosão.

As áreas verdes a serem recuperadas compreendem as Reservas Florestais Legais e as Áreas de Preservação Permanente dos projetos de assentamento. O plantio segue norma da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que determina a plantação de no mínimo 80 espécies por hectare.

As mudas são nativas da região. Entre elas cedro, peroba, ipê, canafístola e timboril. Antes da ocupação, o Pontal era área de mata atlântica (chamada de floresta estacional). A ocupação transformou a região num grande pasto, com intensa degradação ambiental.

Do Itesp

(I.P.)