Medidas facilitam embarque nas estações do Metrô e CPTM

Mudanças como ampliação do embarque preferencial começaram pela estação Brás

seg, 28/09/2009 - 13h26 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) está adotando uma série de medidas para facilitar o embarque dos passageiros em diversas estações do sistema metro-ferroviário da região metropolitana de São Paulo. As ações, que entraram em vigor no dia 14 de setembro, fazem parte da operação “Embarque Melhor” e ampliam as atividades adotadas, desde 2007, nos horários de pico nas estações de maior movimento.

A primeira a receber a nova estratégia para embarque foi a estação Brás, da CPTM e do Metrô. Na CPTM, o embarque preferencial (para idosos, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com crianças de colo) foi ampliado e o desembarque nos três últimos carros do Expresso Leste foi facilitado, sobretudo no pico da tarde. A estação Brás do Metrô recebeu ainda a ampliação do embarque preferencial.

Na Linha 2-Verde do Metrô, uma operação orienta os usuários que embarcam nas estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes e Chácara Klabin com destino à Linha 1-Azul a efetuar a transferência na estação Ana Rosa (e não Paraíso), o que garante maior facilidade para o desembarque.

A estação Tucuruvi do Metrô (Linha 1-Azul) também conta com uma nova operação que assegura aos usuários fazer a viagem sentados no último carro de cada trem: a plataforma é isolada na região do último vagão e funcionários controlam uma fila para a entrada de, no máximo, 44 passageiros no último carro. Para garantir que o vagão chegue à estação terminal completamente livre, são emitidos avisos sonoros na estação “Parada Inglesa”, que alertam os passageiros para se dirigirem aos demais carros do trem. A operação acontece no horário de pico da manhã, entre as 7h e as 9h. A mesma operação também acontece na estação Osasco da CPTM, entretanto os funcionários controlam a entrada de até 50 passageiros no último vagão a cada viagem. Lá, a estratégia acontece todos os dias no pico da manhã, das 6h às 9h.

A última ação foi inaugurada nesta segunda-feira, 28, na estação Sé do Metrô, para facilitar e organizar o fluxo dos usuários que desejam embarcar nos trens sentido Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha). Mais de 200 funcionários da estação irão orientar os passageiros na plataforma no horário de pico da tarde, entre 17h30 e 19h.

A estação Tatuapé da CPTM também ganhou nesta segunda uma operação que facilitará o embarque de passageiros no horário de pico da tarde, entre 17 e 19h. Na plataforma, sentido Guaianazes (Linha 11-Coral), funcionários orientarão os passageiros a embarcar com mais segurança, organizando o fluxo.

Histórico de ações para embarque e desembarque

A STM já implantou algumas ações no decorrer dos últimos anos para melhorar as condições de embarque e desembarque. Pesquisas com usuários mostram que essas medidas funcionam e já foram aprovadas por quem usa o sistema. São elas:

– Operação Plataforma: auxilia o embarque e diminui as interferências que causam atraso durante a partida do trem;

– Operação Embarque Preferencial: prioriza portas do primeiro carro de todos os trens para o embarque preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência;

– Avisos sonoros sobre a operação nas estações;

– Campanhas de cidadania orientando os usuários quanto à correta utilização do sistema;

– Diminuição do intervalo entre trens;

– Implantação de orientadores de fluxo em algumas estações.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e do Portal do Governo do Estado de São Paulo