Medida vai livrar SP de agrotóxicos obsoletos

Produtos que foram declarados espontaneamente pelos proprietários serão recolhidos e incinerados

ter, 28/04/2015 - 13h32 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo vai recolher e descartar os agrotóxicos obsoletos que ainda estão armazenados pelos produtores rurais paulistas. O governador Geraldo Alckmin assinou segunda-feira, 27, o termo de convênio para dar a destinação final aos produtos, declarados espontaneamente pelos proprietários em campanha promovida pelo Governo do Estado entre 2011 e 2013.

Com o tema “Levantamento de agrotóxicos obsoletos: produtor rural, nós precisamos de você”, o projeto teve como principal objetivo mobilizar os agricultores e também transformá-los em agentes responsáveis pelas questões de saúde pública e preservação ambiental.

A partir dos resultados obtidos na etapa de diagnóstico, a previsão é de serem coletados centenas de toneladas de agrotóxicos obsoletos. O plano de trabalho, elaborado em conjunto, prevê a eliminação dos produtos em até oito meses.

Pelo compromisso assumido com o termo de convênio, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, ficará responsável pelas embalagens e pela incineração dos produtos. Caberá ao Inpev o acondicionamento e o transporte, e à Cetesb a emissão das licenças necessárias para o processo.

Os agrotóxicos, em especial os organoclorados usados na produção agropecuária a partir da década de 1940, sendo o mais conhecido o Hexabenzeno de Cloro (BHC), têm sua fabricação, comercialização e utilização proibidas por lei no país.

Do Portal do Governo do Estado