Médicos do HC orientam combate à alergia

Hoje comemora-se o dia nacional de prevenção à doença

qua, 07/05/2008 - 9h49 | Do Portal do Governo

Hoje comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Alergia. Por esse motivo, o Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), promove atividades para chamar a atenção da população a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas. Interessados receberão informações sobre os quadros respiratórios que se agravam nesta época do ano, quando há grande concentração de poluentes.

Os médicos realizarão medida de pico de fluxo expiratório, um dos testes que avaliam parte da função pulmonar, como as dificuldades de saída do ar observadas na asma. Haverá exibição de vídeo educativo e distribuição de materiais sobre doenças alérgicas – asma, rinite, dermatite atópica e alergia alimentar. 

Sintomas variados – Estima-se que 30% da população brasileira tenha uma ou mais doenças alérgicas. O distúrbio se deve a uma resposta exagerada do organismo frente aos estímulos comuns do ambiente, como componentes da poeira (ácaros), elementos do ar (pólen e fungos), alimentos e medicamentos. As mais comuns são aquelas provocadas por inalantes (asma e rinite).

Os sintomas são diversos. Dependendo do tipo de reação alérgica podem surgir espirros, coriza, obstrução nasal, coceira nos olhos, irritação na garganta (que parece um resfriado), falta de ar, sensação de aperto no peito, coceira, prurido, vermelhidão na pele, náuseas e vômitos. As alergias surgem geralmente na infância. Podem, entretanto, aparecer pela primeira vez em qualquer idade ou até reaparecer depois de vários anos de inatividade. Qualquer pessoa pode desenvolver o problema, independentemente de idade, sexo ou raça. 

SERVIÇO

Atividades do Dia Nacional de Prevenção da Alergia

Hoje, até as 12 horas

Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas – Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – Próximo à Estação Clínicas do Metrô 

Do Hospital das Clínicas