Médicos do HC lançam livro para orientar profissionais de saúde

O livro auxilia a desenvolver o raciocínio clínico investigativo

sex, 19/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

Para auxiliar na formação de estudantes de medicina, aprimorar o conhecimento de médicos residentes e orientar profissionais de saúde, seis médicos do Hospital das Clínicas / FMUSP lançam nesta sexta-feira, 19, lançam o livro “Clínica Médica”.

De forma interativa, o livro traz jogos, questionários, estudos de casos e análises de autopsias que auxiliam a desenvolver o raciocínio clínico investigativo.

Além de ser utilizada para a formação de profissionais, a obra também pode ser usada para consulta de especialistas, que eventualmente necessitem aprofundar conhecimentos em áreas da clínica médica fora de sua especialidade.

O livro apresenta dados nacionais de epidemiologia e das características clínicas das mais variadas doenças, tornando-o mais próximo da realidade da saúde brasileira. 

Escrita pelos médicos Milton de Arruda Martins, Flair José Carrilho, Venâncio Avancini Ferreira Alves, Euclides Ayres de Castilho, Giovanni Guido Cerri e Chao Lung Wen, a obra tem sete volumes, 24 seções e 453 capítulos, divididos de acordo com as especialidades clínicas.

Cada volume é acompanhado por um DVD-ROM e o leitor conta ainda com um site exclusivo da obra. A interatividade demonstra a preocupação dos autores em oferecer um livro atualizado – referência para o ensino, a pesquisa e a prática médica.