Medicina de Marília é um dos polos de especialização para docentes de Etecs

Objetivo é capacitar mil professores de escolas técnicas em todo o Estado

dom, 14/02/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) foi escolhida pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), ligada ao Governo estadual, como um dos seis polos do curso de Especialização em Formação Docente em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde.

O curso é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e as apostilas custeadas pelo Ministério da Saúde. A duração é de dez meses. A primeira aula presencial foi realizada no dia 19 de janeiro, no Auditório Dr. Mário Alberto Cosentino, da Famema, e contou com as presenças de representantes da Fundap, Fiocruz e Universidade de São Paulo.

Os polos são chamados Núcleo Interdisciplinar de Apoio Docente (Niad) pela Fundap. Na Famema, a coordenação é da docente Adriana de Paula Congro Michelone. O Niad da Famema conta com três tutores, selecionados pela própria Fiocruz. São os professores Mário do Carmo, Maria José Marin e Silvia Tonhom.

“Nos dez meses de curso de ensino a distância serão quatro encontros presenciais. A ideia é capacitar mil professores de escolas técnicas em todo o Estado. Temos 40 especializandos ligados à Famema, inicialmente para o curso de técnico de enfermagem. Nas próximas turmas esperamos abrir vagas para técnicos em radiologia, hematologia e odontologia”, prevê Adriana Michelone.

Participam do curso de especialização professores de escolas técnicas do Departamento Regional de Saúde de Marília e Presidente Prudente, mais especificamente dos municípios de Assis, Dracena, Marília, Presidente Bernardes e Presidente Prudente. No dia 16 de março será realizado o próximo encontro presencial do curso, também no Auditório Mário Alberto Cosentino.

O primeiro complexo temático da especialização destaca Trabalho, Saúde e Educação. Esta fase inicial de estudo faz um resgate histórico das lutas sociais na área da saúde. Após os quatro encontros presenciais e as 12 avaliações de atividades a distância, o especializando deverá apresentar trabalho de conclusão de curso, que poderá ser pluriautoral (dois a três alunos), para apreciação de banca examinadora e posterior concessão de diploma.

Da Agência Imprensa Oficial e da Famema