Medicina de Botucatu tem programa de inclusão digital

Cerca de mil funcionários já foram beneficiados desde 2003

sex, 04/05/2007 - 17h35 | Do Portal do Governo

Cerca de mil funcionários já foram beneficiados pelo Projeto de Inclusão Digital que, há quatro anos, entrou em operação no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM), campus de Botucatu.

A iniciativa da criação do Laboratório de Informática do Servidor, onde são ministrados os treinamentos, partiu do funcionário Luiz Aurélio Pagani, o Lelo, que compreendeu o esforço da Reitoria em levar alfabetização digital para seus funcionários e, na ocasião, cedeu 15 máquinas para a FM.

“O trabalho proporciona maior independência e agilidade na execução das tarefas”, afirma o coordenador, Lelo Pagani. Para ele, o projeto de capacitação ajuda a elevar a auto-estima dos beneficiados. Pagani explica que o aproveitamento do curso depende da metodologia empregada, visto que o nível de conhecimento inicial dos alunos é bem variado. “Isso acontece pela própria característica da universidade, que compreende as mais diversas funções, desde serviços gerais de manutenção até os atendimentos médicos”, assinala.

Além de dar capacitação aos servidores, o Projeto também foi estendido aos jovens e adolescentes carentes da região que já recebem cuidados do projeto de inclusão desenvolvido por assistentes sociais do Departamento de Pediatria da FM e do Fundo Social dos Servidores (FUSS).

Atualmente o Projeto tem o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), da FM e do FUSS. Os cursos oferecidos trabalham com os programas do pacote Office, além de softwares de editoração digital como Corel Draw e PhotoShop. Ainda para este ano estão previstos cursos com “softwares livres”, que podem ser usados, copiados, estudados, modificados e redistribuídos sem restrições.

Serviço – Para se inscrever, o interessado deve procurar o Laboratório de Informática do Servidor “Alcides Felintho Meneghin”, no Prédio do Vestiário Central do Hospital das Clínicas, situado no Distrito de Rubião Júnior, s/n.

O laboratório fica aberto das 8h às 18h e as inscrições podem ser feitas em todas as épocas do ano, de acordo com a disponibilidade de vagas.

As aulas são ministradas duas vezes por semana em diversos horários: 8h30, 10h30, 12h30, 14h30 e 16h30. Cada aula dura 1h30. Às sextas-feiras há plantão de dúvidas.

Da USP Online