Medicina de Botucatu faz mutirão de cirurgia de pele

Mais de 40 pacientes com câncer de pele foram atendidos em quatro dias

qui, 15/02/2007 - 19h06 | Do Portal do Governo

Entre os dias sete e dez de fevereiro, 40 pacientes com câncer de pele passaram por cirurgia em um mutirão realizado por docentes do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina (FM) da UNESP, no campus de Botucatu.

Os atendidos foram diagnosticados durante a “8ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento ocorreu em novembro passado, no Centro de Saúde Escola.

Na ocasião, foram examinadas gratuitamente mais de 500 pessoas. Além dos exames, a população também foi orientada para adotar os cuidados necessários durante a exposição ao sol.

São altas as taxas de incidência de câncer de pele no Brasil. O melanoma, um tipo menos freqüente, mas que tem apresentado muitos casos novos, é muito agressivo, com grandes chances de disseminação (metástase).

Nos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, de acordo com o coordenador da campanha e do mutirão de cirurgias, o médico Hamilton Ometto Stolf, anualmente são identificados cerca de 300 pacientes com a doença. Neste mutirão atuaram três docentes e seis residentes do Departamento de Dermatologia, com o apoio do pessoal de enfermagem.

Do Portal da Unesp

(R.A.)