Medicamentos genéricos: Fundação Procon/SP faz levantamento do abastecimento

nd

seg, 08/05/2000 - 15h52 | Do Portal do Governo

Com objetivo de verificar o abastecimento dos medicamentos genéricos na cidade de São Paulo, a Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, realizou uma consulta em oito redes de drogarias. O levantamento foi realizado em 18 de abril, tomando como base 12 genéricos, que estavam disponíveis no comércio naquela data. Os dados obtidos na consulta apontaram que cinco redes tinham disponíveis mais de 80% dos genéricos colocados no mercado. Em três redes de drogarias foi detectado que 100% dos genéricos podem ser encontrados pelo consumidor.
Os técnicos do Procon contaram, em 14/4, 30 genéricos com comercialização autorizada em farmácias, além de mais dois já aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Entretanto, como a informação de autorização ou liberação não significa necessariamente que os medicamentos já estivessem sendo efetivamente comercializados, consideram-se as informações das próprias redes. Os itens verificados foram: Claritromicina, Cloridato de lincomicina, Cloridato de metoclopramida, Cloridato de ranitidina, Maleato de endapril e Sulfato de Salbutamol (duas apresentações).
Foi constatado pela primeira consulta, que em três redes (Drogaria São Paulo, Droga Raia e Farmais) podiam ser encontrados 12 medicamentos (100% dos itens); em uma rede (Drogaria Onofre), 11 produtos; em outra (Drogaria Antares), 10 itens; duas redes (Drogasil e Drogão) informaram comercializar oito genéricos e uma (Drogavida) tinha para venda 1/3 (4 itens) dos genéricos considerados pela coleta.
A Fundação Procon esclarece que, tendo em vista a base estreita para a qualificações significativas, podem existir desvios na informação ou mesmo de interpretação de dados. A ausência de alguns genéricos em determinadas drogarias, na data de consulta, pode refletir atrasos na distribuição e na entrega dos produtos.
As redes consultadas foram: Drogaria São Paulo (com cerca de 100 estabelecimentos na capital), Drogasil (com cerca de 80 lojas), Droga Raia (43 estabelecimentos), Drogaria Onofre (18 drogarias), Drogão (39 lojas), Drogavida (20 lojas), Drogaria Antares (29 pontos de venda) e as franquias da Farmais (com 300 franqueados na capital).
A Fundação Procon coloca o levantamento à disposição dos interessados para consulta nos seus postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé e Poupatempo Santo Amaro. Por telefone, as consultas podem ser feitas pelo 3824-0446. O endereço do Procon-SP na Internet é www.procon.sp.gov.br