Medicamentos causam 40% dos casos de intoxicação

Pesquisa inédita da Secretaria de Estado da Saúdeanalisou 128 mil casos nos últimos dez anos

qua, 26/09/2007 - 11h15 | Do Portal do Governo

Levantamento inédito da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, aponta que cerca de 40% dos casos de intoxicação registrados no Estado são causados por medicamentos. Foram analisados os dados dos últimos dez anos dos atendimentos realizados nos Ceatox (Centros de Assistência Toxicológica) paulistas. Dos 128.769 casos, 49.743 foram relacionados a medicamentos.

Segundo a pesquisa, cerca de 90% dos casos de intoxicação por medicamentos aconteceram por via oral e, em 85% dos casos, em casa. O problema acomete principalmente as crianças até cinco e pessoas do sexo feminino, que representam 59% dos casos.

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

“A população precisa saber que medicamento também faz mal à saúde se for ingerido sem orientação médica. É preciso fazer valer a legislação e exigir sempre a receita médica no momento da venda do medicamento”, afirma a farmacêutica responsável pelo Núcleo de Toxicovigilância da Vigilância Sanitária, Eliane Gandolfi. “E muito importante é manter os remédios longe do alcance das crianças porque elas não distinguem um comprimido de uma bala”, completou.

Como evitar intoxicação

Com algumas medidas simples é possível evitar intoxicação com medicamentos.
Veja algumas delas:

1-Não usar remédio sem receita médica

2- Ler a bula e o rótulo dos remédios antes de consumi-los

3- Não dizer às crianças que remédio é doce ou gostoso, pois isso pode
estimulá-las a consumi-lo;

4- Só use medicamentos nas doses indicadas;

5- Descarte sobra de medicamentos e remédios vencidos;

6- Se não entender a receita do médico, peça para ele reescrevê-la de forma legível.

Se mesmo com essas medidas um acidente tóxico ocorrer, mantenha a calma,tenha em mãos a embalagem do produto envolvido no acidente e entre em contato com um dos Ceatox paulista (www.cvs.saude.sp.gov.br  http://www.cvs.saude.sp.gov.br/> ) ou, na capital, ligue para 0800-7713733.

Da Secretaria da Saúde

(S.M.)